Interferência da Prática de Tai Chi Chuan na Saúde Mental de Pessoas Com Lesão da Medula Espinhal
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2013v15n4p%25pResumo
Este estudo constou de um experimento descritivo de caráter quali-quantitativo, com objetivo de avaliar a interferência da prática do Tai Chi Chuan na saúde mental de pessoas com lesão da medula espinhal nos parâmetros autoestima, ansiedade e depressão. Foi composto por um grupo de intervenção constituído de oito pessoas com lesão da medula espinhal que praticaram aulas de Tai Chi Chuan por um período de seis meses, e grupo controle com oito integrantes que apenas realizavam o tratamento de fisioterapia. Os resultados demonstraram-se significativos para o grupo de intervenção quanto à ansiedade e depressão (p= 0,021) e autoestima (p=0,015). Os benefícios da prática do Tai Chi Chuan têm significado importante na melhora da saúde mental e física de pessoas com deficiência física causada por lesão da medula espinhal. Desta forma, sugerimos mais estudos sobre a intervenção da prática do Tai Chi Chuan como complemento no processo de reabilitação da população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.