Avaliação dos Níveis de Atividade Física em Estudantes Universitários do Ensino a Distância

Autores

  • Stefany Hulda Primo Unopar, Curso de Educação Física.
  • Mario Molari Unopar, Curso de Educação Física. Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física;
  • Amanda Alcântara Luna Unopar, Curso de Fisioterapia
  • Nuno de Noronha da Costa Bispo Unopar, Curso de Fisioterapia
  • Vinicius Aparecido Yoshio Ossada Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciencias da Reabilitação
  • Viviane de Souza Pinho Costa Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciencias da Reabilitação

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n3p143-148

Resumo

Atualmente tem se observado que as incidências de mortes são ocasionadas por fatores relacionados ao comportamento humano, como no caso da inatividade física. Esta pesquisa se objetivou em avaliar o nível de atividade física habitual - AF em relação ao índice de massa corpórea - IMC em universitários do Ensino a distância - EaD, por meio do Questionário Internacional de Atividade Física - IPAQ. É um estudo do tipo transversal com o total de 107 universitários do EaD. Para as coletas de dados foi utilizado o questionário geral e o questionário IPAQ. O IMC foi calculado pela equação IMC= peso corporal (Kg)/ altura (m)2, considerando os valores <18,5 kg abaixo do peso; e entre 18,5-24,9 kg peso normal; 25-29,9 kg sobrepeso; 30-34,9 kg obesidade leve; 35-39,9 kg obesidade moderada e obesidade mórbida >40 kg (CUNHA, 2009). A média de idade foi de 30,1±9,7 anos, prevalecendo o sexo feminino com 61,6%. Dos 107 entrevistados, 64,4% são praticantes de AF. Quanto ao IMC, 6,5% estão abaixo do peso; 46% estão no peso normal; 33% estão com sobrepeso; 9,3% estão com obesidade leve; 2% com obesidade moderada; 3,8% com obesidade mórbida, sendo 1,8%. Através dos dados analisados por meio do questionário GERAL, IPAQ e pelo programa de análise estatística SPSS se verificou que quanto maior o IMC, pior é a classificação quanto ao nível de atividade física. Sendo assim, nota-se a importância de ações voltadas para os universitários praticarem atividade física, além de estratégicas voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças provenientes do sedentarismo.

Palavras-chave: Exercício. Obesidade. Promoção da Saúde.

Abstract
It has now been observed that the incidence of deaths is caused by factors related to human behavior, as in the case of physical inactivity. This study aimed to evaluate the level of habitual physical activity (FA) in relation to the body mass index (BMI) in distance learning university students (EAD), through the International Questionnaire of Physical Activity (IPAQ). It is a cross-sectional study with a total of 107 university students. For data collection, the general questionnaire and the IPAQ questionnaire were used. The BMI was calculated by the equation BMI = body weight (kg) / height (m) 2, considering values <18.5 kg below weight; And between 18.5-24.9 kg normal weight; 25-29.9 kg overweight; 30-34.9 kg light obesity; 35-39.9 kg moderate obesity and morbid obesity> 40 kg (CUNHA, 2009). The mean age was 30.1 ± 9.7 years, prevailing the female sex with 61.6%. Of the 107 interviewees, 64.4% are AF practitioners. Regarding BMI 6.5% are underweight; 46% are in normal weight; 33% are overweight; 9.3% are lightly obese; 2% with moderate obesity; 3.8% with morbid obesity, being 1.8%. Through the data analyzed through the questionnaire GENERAL, IPAQ and the program of statistical analysis SPSS, it was verified that the higher the BMI, the worse the classification concerning the level of physical activity. Thus, we notice the importance of actions aimed at university students to practice physical activity, as well as strategies aimed at health promotion and prevention of sedentrary individuals’ diseases.

Keywords: Exercise. Obesity. Health Promotion.

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Publicado

2017-09-30

Como Citar

1.
Primo SH, Molari M, Alcântara Luna A, da Costa Bispo N de N, Yoshio Ossada VA, Pinho Costa V de S. Avaliação dos Níveis de Atividade Física em Estudantes Universitários do Ensino a Distância. J. Health Sci. [Internet]. 30º de setembro de 2017 [citado 22º de dezembro de 2024];19(3):143-8. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/4907

Edição

Seção

Artigos