Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Serão aceitos trabalhos originais que se enquadrem nas seguintes categorias:

    2.1 Artigos Científicos: devem conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês ou Espanhol e Inglês); Resumo e Palavras-chave; Abstract e  Keywords; Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão; Agradecimentos (quando necessários); Menção de Conflito de Interesses; e Referências.

    Artigos de Revisão: devem conter os seguintes tópicos: Título (Português ou Espanhol e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Introdução; Desenvolvimento (incluir os procedimentos de busca e seleção dos artigos utilizados na revisão); Conclusão; Menção de Conflito de Interesses; e Referências.

    Casos Clínicos: devem conter os seguintes tópicos: Título (Português ou Espanhol e Inglês); Resumo e Palavras-chave; Abstract e Keywords; Introdução; Relato e desenvolvimento do caso; Conclusão; Menção de Conflito de Interesses; e Referências.

  • O texto deve estar em espaço de 1,5 linha; em fonte Times New Roman, tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).

    Referências no estilo VANCOUVER. Devem conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem de aparecimento no texto.

  • Ilustrações devem ser encaminhadas em arquivos separados porém sinalizado os locais para inclusão no texto (anexar as imagens no Passo 4), gravados em extensão *.JPEG, em modo CMYK paras as coloridas e modo grayscale (tons de cinza) para as P&B, com resolução de 300dpi. As legendas devem estar inseridas em páginas separadas após as referências bibliográficas.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares, as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos, conforme descritos em "Diretrizes para Autores" (logo abaixo) e "Perguntas Frequentes" (canto direito superior desta página).

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS AUTORES – JOURNAL OF HEALTH SCIENCES

O Journal of Health Sciences é uma publicação trimestral. O recebimento de artigo para tramitação é feito com base na originalidade, significância e contribuição científica.

1 Procedimentos para Submissão de Artigos: Os artigos enviados devem ser originais, isto é, não terem sido publicados e/ou submetidos em outro periódico ou coletânea no país. Artigos de revisão, somente serão aceitos a convite dos editores. O procedimento adotado para aceite é o seguinte:

Primeira Etapa: seleção técnica dos artigos, verificando se atende as normas (Vancouver) e ao escopo da revista; e aos critérios relevância e adequação às diretrizes editoriais.  O autor somente poderá submeter "novo" artigo a partir do parecer (aprovação e/ou recusa) do artigo já submetido. Artigos que não atendem as normas da revista são automaticamente recusados.

Segunda Etapa: parecer a ser elaborado por no mínimo dois consultores “ad hoc”. Os autores podem sugerir os "consultores ad hoc" para agilizar a tramitação.  No caso de os pareceres não serem conclusivos, ou divergentes, o artigo poder ser enviado a novos consultores. Sendo que a aceite de responsabilidade do Editor.

1.1 Línguas: Serão aceitos artigos redigidos SOMENTE EM INGLES.

1.2 A submissão dos artigos deve ser somente no site da revista.

2 Tipos de Colaborações Aceitas pela Revista: são aceitos trabalhos originais que se enquadrem nas seguintes categorias:

2.1 Artigos Científicos: Apresentam, geralmente, estudos teóricos ou práticos referentes à pesquisa e desenvolvimento que atingiram resultados conclusivos significativos. As publicações de caráter científico devem conter os seguintes tópicos: Título (Inglês e Português); Abstract e Keywords; Resumo e Palavras-chave (DeCS); Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão; Agradecimentos (quando necessários); Menção de Conflito de Interesses; e Referências (com DOI).

2.2 Casos Clínicos: Apresentam a descrição de casos clínicos, seguido de avaliação dos procedimentos, métodos, resultados e conclusões, e uma bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o assunto. Devem conter os seguintes tópicos: Título (Inglês e Português); Abstract e Keywords; Resumo e Palavras-chave; Introdução; Relato e desenvolvimento do caso; Conclusão; Menção de Conflito de Interesses; e Referências (com DOI).

2.3 Artigos de Revisão: (Somente aceitos a convite do Conselho Editorial). Apresentam um breve resumo de trabalhos existentes, seguidos da avaliação das novas ideias, métodos, resultados e conclusões, e bibliografia relacionando as publicações significativas e atualizadas sobre o assunto. Devem conter os seguintes tópicos: Título (Inglês e Português); Abstract; Keywords; Resumo; Palavras-chave (Decs); Introdução; Desenvolvimento (incluir os procedimentos de busca e seleção dos artigos utilizados na revisão); Conclusão; Menção de Conflito de Interesses; e Referências (com DOI).


3 Forma de Apresentação dos Artigos
3.1 Os artigos devem ser digitados em editor de texto Word no formato .doc, em espaço 1,5 linha, em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12. A página deverá ser em formato A4, com formatação de margens (3 cm). Não deve ultrapassar 25 laudas.

3.2 A apresentação dos trabalhos deve seguir a seguinte ordem:

3.2.1 Folha de rosto personalizada contendo:
• Título em inglês, título em português
• Nome de cada autor, seguido por afiliação institucional, titulação por ocasião da submissão do trabalho e e-mail de contato. Deve ser identificado com asterico (*) o autor de contato.  Recomenda-se que o artigo tenha no máximo 6 (seis) autores. Caso esse número seja excedido, deve ser descrita a participação de cada um dos autores no trabalho.
• Abstract em inglês (mínimo de 200 e máximo de 250 palavras), redigido em parágrafo único, espaço simples e alinhamento justificado; e Keywords (mínimo 3 e máximo 5) de acordo com os Descritores de Ciência da Saúde (DeCS - http://decs.bvs.br). O abstract deve iniciar com a problematização, seguido dos objetivos, metodologia, resultados e finalização com a conclusão.
• O Resumo obedecer às mesmas especificações para a versão em inglês, seguido de Palavras-chave, compatíveis com os keywords. (DeCS - http://decs.bvs.br).

3.2.2 Texto de acordo com as especificações recomendadas para cada tipo de colaboração.
•As citações bibliográficas devem ser de acordo com as normas Vancouver, enumeradas em ordem crescente, conforme forem citadas pela primeira vez no texto; e sobrescrito.

Tabelas/Quadros, com as respectivas legendas. As tabelas/quadros devem ser formatadas no sentido retrato e não (nunca) em paisagem. Ser numeradas na sequência que são citadas no texto. As legendas e o título devem ser autoexplicativa, e sempre conter a Fonte dos dados.
• Gráficos devem ser acompanhados dos parâmetros quantitativos utilizados em sua elaboração.

3.2.3 Referências no estilo VANCOUVER. Devem conter todos os dados necessários à identificação das obras, incluindo o DOI, dispostas em ordem de aparecimento no texto.

A seguir, alguns modelos de referências dos principais tipos de documentos:

3.2.3.1 Artigos em periódicos
Os títulos dos periódicos devem ser abreviados conforme o estilo adotado no Índex Medicus/Medline/PubMed – http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html para os títulos de periódicos nacionais e latino-americanos recomenda-se o site http://portal.revistas.bvs.br

1. Oliveira RG, Guedes DP. Physical fitness and metabolic syndrome in brazilian adolescents: validity of diagnostic health criteria. Percept Mot Skills 2018;125(6):140-59. doi: https://doi.org/10.1177/0031512518799808

2. Corley A, Spooner AJ, Barnett AG, Caruana LR, Hammond NE, Fraser JF. End-expiratory lung volume recovers more slowly after closed endotracheal suctioning than after open suctioning: a randomized crossover study. J Crit Care 2012;27(6):742-3 doi: 10.1016/j.jcrc.2012.08.019.

3. Silva-Junior ME, Lizarelli, RFZ, Bagnato VS, Tonetto MR, Simoes F, Borges AH, et al. Effect of the Curing temperature of dental composites evaluated with a fluorescent dye. J Contemp Dent Pract 2018;19(1):3-12. doi: 10.5005/jp-journals-10024-2204.

3.2.3.2 Livros
1. McCabe JF, Walls A. Applied dental materials. 8th ed. Malden: Blackwell Science; 1998.

2. Anusavice KJ, Phillips RWS. Phillips' science of dental materials. St. Louis: Saunders; 2003.


3.2.3.3 Dissertações e teses (somente devem atuais, usadas em casos específicos, e sempre substituida quando o conteúdo ja tiver sido publicado pelos autor/orientador)
1. Nihi FM. Avaliação da evaporação de solventes a partir dos sistemas adesivos dentinários e de misturas experimentais. Londrina. Dissertação [Mestrado em Odontologia] - Unopar; 2006.

Todas as obras que têm DOI devem ter o código identificado na referência

3.3 Comitê e Comissão de Ética (CEP/CEUA)
Em toda matéria relacionada com pesquisa humana e pesquisa animal, os autores devem incluir no corpo do artigo, o número do processo de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa - CEP e/ou pela Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA, na qual a pesquisa foi realizada.

3.4 Conflito de Interesse
Os autores devem identificar quando há Conflito de Interesse.


4 Direitos Autorais
4.1 Artigos publicados no Journal of Health Sciences
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem ao Journal of Health Sciences. A reprodução total dos artigos deste periódico em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do(s) Editor(es).

4.1.1 Todos os anexos devem ser submetidos com o artigo no Portal e anexados no item. “Transferência de Documentos Suplementares”.

Contato com Equipe Técnica da revista:  solange.neves@cogna.com.br; cientifica@kroton.com.br;

Artigos

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