Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Apresenta Folha de Rosto, em anexo separado do artigo, com os dados autorais: nome completo, afiliação, municipio, estado, email, orcid
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O artigo está em ingles e nas normas Vancouver
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos, conforme descritos em "Diretrizes para Autores" (logo abaixo) e "Perguntas Frequentes" (canto direito superior desta página).
  • Ilustrações devem ser encaminhadas em arquivos separados porém sinalizado os locais para inclusão no texto (anexar as imagens no Passo 4), gravados em extensão *.JPEG, em modo CMYK paras as coloridas e modo grayscale (tons de cinza) para as P&B, com resolução de 300dpi. As legendas devem estar inseridas em páginas separadas após as referências bibliográficas.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares, as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1 FLUXO DE TRABALHO

1.1 SUBMISSÃO

Journal of Health Sciences recebe as submissões em fluxo contínuo. Os autores devem elaborar o artigo de acordo com as diretrizes da revista. Na submissão devem ser anexados:

a) Folha de Rosto contendo dados autorais: nome completo, afiliação, município, estado, email, ORCID (obrigatório). Inserir a biografia dos autores.

b) Artigo elaborado em Word (ver item 2 Critérios para Elaboração do Artigo) em inglês e de acordo com as normas Vancouver.

c) Outros documentos que forem pertinentes, tais como: parecer de aprovação do comitê de ética, ilustrações (editáveis e somente em orientação "retrato", com título acima e fonte abaixo). 

1.2 AVALIAÇÃO

A avaliação dos artigos ocorre em duas etapas principais:

Primeira Etapa
Nesta fase inicial, o Conselho Editorial realiza uma análise preliminar dos artigos. Eles verificam a relevância do conteúdo, a adequação às diretrizes editoriais e se o material segue as normas da revista. Artigos que não estiverem em conformidade com as normas da revista serão recusados nesta etapa.

Segunda Etapa
Os artigos aprovados na primeira etapa são enviados para avaliação por, no mínimo, dois consultores "ad hoc". Os autores podem sugerir consultores "ad hoc", desde que atendam aos seguintes critérios: possuírem doutorado com expertise na área, não possuírem vínculo com a pesquisa e não pertencerem à mesma instituição dos autores.

Se os pareceres dos consultores forem inconclusivos ou divergentes, o artigo poderá ser encaminhado a novos consultores, sendo que o Editor é o responsável pela emissão do parecer final.

O parecer final da avaliação pode resultar em três categorias: aprovado, rejeitado ou reformular. Se for solicitada uma reformulação, os autores são notificados sobre o prazo limite para o envio da versão revisada do artigo.

1.3 PUBLICAÇÃO

 Os autores recebem uma notificação de que o artigo foi aceito para publicação e encaminhado para editoração. Se necessário, a equipe editorial solicita adequação de texto e/ou ilustração.

 

2 CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO

2.1 TIPOS DE COLABORAÇÃO ACEITAS

a) Artigo Original (empírico)
O artigo original apresenta, geralmente, estudos teóricos ou práticos inéditos, referentes à pesquisa e desenvolvimento que atingiram resultados conclusivos significativos. Exemplos: estudo de campo, experimento clínico, pesquisa laboratorial.

A distribuição de conteúdo para esse tipo de publicação deve seguir:

Título: Inglês e Português
Abstract e Resumo: 200 a 250 palavras. Redigido em parágrafo único, espaço simples e alinhamento justificado. Seguir a sequência sem destacar os subitens: contextualização, objetivos, metodologia, principais resultados e conclusão.
Keywords e Palavras-chaves: 3 a 5 e não podem repetir as que estão no título. Devem estar de acordo com o DeCS/MeSH
1 Introdução
- Deve ser concisa, sem ilustrações (quadros, figuras, tabelas) ou citações diretas
- Deve apresentar contextualização, enfatizar a relevância do estudo e destacar o objetivo (último parágrafo).
2 Material e Métodos
- Citar o método utilizado
- Descrever os procedimentos utilizados para a coleta e análise de dados
- Em pesquisa com seres humanos ou experimentação com animais apresentar o número do parecer de aprovação por um comitê de ética.
3 Resultados e Discussão
- Apresentar os resultados e fazer a discussão, utilizando literatura atualizada.
-Se for pertinente, inserir tabelas, gráficos, figuras. Essas ilustrações devem ser mencionadas no texto.
- Indicar limitações da pesquisa
4 Conclusão
- Não pode conter citações
- Deve responder aos objetivos propostos
- Refletir como os resultados contribuem para o campo científico e para a sociedade
- Apontar caminhos para novas investigações, com base nas lacunas identificadas.
Agradecimentos: se houver
Referências: seguir normas Vancouver e inserir o DOI

b) Artigos de Revisão
Os artigos de revisão apresentam um breve resumo de trabalhos existentes, seguidos de uma avaliação das novas ideias, métodos, resultados e conclusões, e bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o assunto.
Os tipos de revisão bibliográfica aceitos são: sistemática, meta-análise, integrativa, de escopo, cienciometria, bibliométrica, documental. As revisões bibliográficas do tipo narrativa, não são aceitas.

A distribuição de conteúdo para esse tipo de publicação deve seguir:

Título: Ingles/Portugues
Abstract e Resumo: 200 a 250 palavras. Redigido em parágrafo único, espaço simples e alinhamento justificado. Seguir a sequência sem destacar os subitens: contextualização, objetivos, metodologia, principais resultados e conclusão.
Keywords e Palavras-chaves: 3 a 5 e não podem repetir as que estão no título. Devem estar de acordo com o DeCS/MeSH
1 Introdução
- Deve ser concisa, sem ilustrações (quadros, figuras, tabelas) ou citações diretas
- Deve apresentar contextualização, enfatizar a relevância do estudo e destacar o objetivo (último parágrafo).
2 Metodologia
- Citar o método utilizado
- Descrever os procedimentos utilizados para a coleta e análise de dados (critérios de inclusão e exclusão, sistematização)
3 Resultados e Discussão
- Apresentar os resultados e fazer a discussão.
- Se for pertinente, inserir tabelas, gráficos, figuras. Essas ilustrações devem ser mencionadas no texto.
- Indicar limitações da pesquisa
4 Conclusão
- Não pode conter citações
- Deve responder aos objetivos propostos
- Refletir como os resultados contribuem para o campo científico e para a sociedade
- Apontar caminhos para novas investigações, com base nas lacunas identificadas.
Agradecimentos: se houver
Referências: seguir normas atualizadas Vancouver e inserir o DOI

c) Relatos de Caso
Os relatos de caso contemplam a descrição detalhada de uma situação específica, geralmente rara, incomum ou relevante, envolvendo um único participante (ou um pequeno grupo com características semelhantes).

A distribuição de conteúdo para esse tipo de publicação deve seguir:

Título: Inglês e Portugues
Abstract e Resumo: 200 a 250 palavras. Redigido em parágrafo único, espaço simples e alinhamento justificado. Seguir a sequência sem destacar os subitens: contextualização, objetivos, procedimentos utilizados, principais resultados e conclusão.
Keywords e Palavras-chaves: 3 a 5 e não podem repetir as que estão no título. Devem estar de acordo com o DeCS/MeSH
1 Introdução
- Deve ser concisa, sem ilustrações (quadros, figuras, tabelas) ou citações diretas.
- Apresente a contextualização do caso clínico, enfatize a relevância para a prática clínica ou pesquisa na saúde e destaque o objetivo do relato no último parágrafo
2 Relato de Caso
- Descreva detalhadamente a experiência clínica vivida pelo paciente ou grupo, incluindo histórico, exame físico, exames complementares, diagnóstico, tratamento e evolução.
- Em pesquisas envolvendo seres humanos ou experimentação animal, é obrigatório apresentar o número do parecer de aprovação por um comitê de ética.
4 Conclusão
- Não pode conter citações.
- Deve responder diretamente aos objetivos propostos no estudo.
- Reflita sobre como os resultados contribuem para o campo científico da saúde e para a sociedade, seja na prática clínica, na saúde coletiva, na educação em saúde, ou na formulação de políticas.
Agradecimentos: se houver
Referências: seguir normas Vancouver e inserir o DOI

d) Estudo de Caso
Um estudo de caso refere-se a uma análise aprofundada e sistemática de um fenômeno ou situação real, que pode envolver um indivíduo, grupo de pacientes, comunidade específica, instituição de saúde, programa de intervenção, evento epidemiológico ou processo clínico/assistencial.

A distribuição de conteúdo para esse tipo de publicação deve seguir:

Título: Em inglês e português.
Abstract/Resumo: De 200 a 250 palavras. Redigido em um único parágrafo, com espaçamento simples e alinhamento justificado. Siga a sequência sem destacar os subitens: contextualização, objetivos, procedimentos utilizados, principais achados e conclusão.
Keywords e Palavras-chave: De 3 a 5 palavras. Elas não podem repetir as que estão no título e devem estar de acordo com os descritores do DeCS/MeSH
1 Introdução
- Deve ser concisa, sem ilustrações (quadros, figuras, tabelas) ou citações diretas
- Apresente a contextualização do fenômeno ou situação investigada na saúde, enfatize a relevância do estudo para a prática clínica, pesquisa ou saúde pública e destaque o objetivo (no último parágrafo).
2 Metodologia
-Cite o método de estudo de caso utilizado (por exemplo, exploratório, descritivo, explicativo).
- Descreva detalhadamente o caso ou a situação analisada e os procedimentos utilizados para a coleta e análise de dados (por exemplo, entrevistas, análise de prontuários, observação participante, análise documental).
- Em pesquisas com seres humanos ou experimentação animal, é obrigatório apresentar o número do parecer de aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
3 Resultados e Discussão
- Apresente os resultados de forma clara, detalhando os achados do caso ou situação estudada.
- Realize uma discussão aprofundada dos resultados em relação à literatura existente, abordando o impacto dos achados na compreensão de doenças, condições clínicas, práticas de saúde, intervenções ou políticas de saúde. Faça reflexões sobre implicações para a assistência, gestão em saúde, formação profissional na área, entre outros aspectos relevantes para a saúde humana.
- Se for pertinente, insira tabelas, gráficos e figuras para ilustrar dados complexos, fluxogramas de processos, ou imagens clínicas. Todas as ilustrações devem ser mencionadas e devidamente explicadas no texto.
- Indique as limitações da pesquisa, reconhecendo as particularidades do estudo de caso e as possíveis restrições para a generalização dos achados.
4 Conclusão
- Não pode conter citações.
- Deve responder diretamente aos objetivos propostos no estudo.
- Reflita sobre como os resultados contribuem para o campo científico da saúde e para a sociedade, seja na prática clínica, na saúde coletiva, na educação em saúde, ou na formulação de políticas.
- Aponte caminhos para novas investigações, com base nas lacunas identificadas ou nas questões levantadas pelo estudo.
Agradecimentos: Se houver (opcional).
Referências: Devem seguir as normas atualizadas da Vancouver e incluir o DOI quando disponível.

2.2 ORIENTAÇÕES TEXTUAIS

A) Normas Gerais para Elaboração do Artigo

  • As submissões devem ser realizadas no site da revista.
  • O manuscrito deverá seguir as normas VANCOUVER e editoriais da revista (descrito no item 2).
  • Folha de Rosto com título, dados autorais em arquivo separado do manuscrito. Os dados autorais devem ser informados na sequência: nome completo sem abreviação, titulação por ocasião da submissão do artigo, afiliação, curso ou programa, município, estado, email, ORCID (item obrigatório).
  • Identificar com asterisco (*) o autor para contato.
  • O artigo deve ter no máximo 6 (seis) autores. Caso esse número seja excedido, deve ser descrita a participação de cada um dos autores do trabalho.
  • Os artigos devem ser digitados em editor de texto Word no formato .doc, em espaço 1,5 linha, em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12. A página deverá ser em formato A4, com formatação de margens (3cm).
  • O artigo completo deve conter no máximo 25 páginas.
  • Idioma aceitável: somente em inglês

 

B) Citações Bibliográficas

  • No sistema Vancouver, as citações no texto são indicadas por números sobrescritos, que correspondem à ordem em que as fontes aparecem pela primeira vez no documento.

Ex.: 

A incidência de doenças infectocontagiosas aumentou em 20% nos últimos seis meses1.

  • Se o nome do autor for mencionado no texto, o número da citação aparece logo após o nome.

Ex.:

Segundo Neves², a adesão ao tratamento é crucial.

  • Quando se referir a múltiplas fontes para uma mesma ideia, separe os números por vírgulas ou hífens (se forem sequenciais):

Ex.:

A incidência de doenças infectocontagiosas na região sul do Brasil aumentou em 15%2,5,9

A incidência de doenças infectocontagiosas na América do Sul aumentou em 40%7-11

 

C) Materiais Ilustrativos

Tabela

  • Apresentar sempre no sentido retrato.
  • Bordas laterais abertas
  • Devem ser numeradas na sequência que são citadas no texto.
  • As legendas e o título devem ser autoexplicativos.
  • Todas têm que constar a fonte de citação.
  • O título deve estar acima e a fonte abaixo.

Quadro

  • Apresentar sempre no sentido retrato.
  • Todas as bordas devem estar fechadas
  • Devem ser numeradas na sequência que são citadas no texto.
  • As legendas e o título devem ser autoexplicativos.
  • Todas têm que constar a fonte de citação.
  • O título deve estar acima e a fonte abaixo.

Gráfico

  • Devem ser acompanhados dos parâmetros quantitativos utilizados em sua elaboração.
  • Os gráficos devem ser identificados como figuras (por exemplo: Figura 1... Figura 2.)
  • As legendas e o título devem ser autoexplicativos.
  • Todos têm que constar a fonte de citação.
  • O título deve estar acima e a fonte abaixo

Figuras/fotos

  • Devem ter tamanho adequado ao texto, boa qualidade de resolução e identificação da fonte consultada.
  • As legendas e o título devem ser autoexplicativos.
  • Todas têm que constar a fonte de citação.
  • O título deve estar acima e a fonte abaixo.

 

C) Referências

Devem conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem numérica, conforme aparece no texto. Todos os autores e obras citados no corpo do artigo devem constar nas referências. Todas as referências que conter DOI o código deve ser identificado. 

Os títulos dos periódicos devem ser abreviados conforme o estilo adotado no Índex Medicus/Medline/PubMed – http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html para os títulos de periódicos nacionais e latino-americanos recomenda-se o site http://portal.revistas.bvs.br

Ex.:

  • Artigos em Periódicos
  1. Oliveira RG, Guedes DP. Physical fitness and metabolic syndrome in brazilian adolescents: validity of diagnostic health criteria. Percept Mot Skills 2018;125(6):140-59. doi: https://doi.org/10.1177/0031512518799808
  2. Corley A, Spooner AJ, Barnett AG, Caruana LR, Hammond NE, Fraser JF. End-expiratory lung volume recovers more slowly after closed endotracheal suctioning than after open suctioning: a randomized crossover study. J Crit Care 2012;27(6):742-3 doi: 10.1016/j.jcrc.2012.08.019.
  3. Silva-Junior ME, Lizarelli, RFZ, Bagnato VS, Tonetto MR, Simoes F, Borges AH, et al. Effect of the Curing temperature of dental composites evaluated with a fluorescent dye. J Contemp Dent Pract 2018;19(1):3-12. doi: 10.5005/jp-journals-10024-2204.
  • Livros
  1. McCabe JF, Walls A. Applied dental materials. 8th ed. Malden: Blackwell Science; 1998.
  2. Anusavice KJ, Phillips RWS. Phillips' science of dental materials. St. Louis: Saunders; 2003.
  • Dissertações e teses

No máximo um ano de defesa, usadas em casos específicos, e sempre substituida quando o conteúdo ja tiver sido publicado pelos autor/orientador

  1. Nihi FM. Avaliação da evaporação de solventes a partir dos sistemas adesivos dentinários e de misturas experimentais. Londrina. Dissertação [Mestrado em Odontologia] - Unopar; 2006.

 

3 COMITE E COMISSÃO DE ÉTICA

Toda pesquisa que envolve seres humanos deve constar o número do protocolo de aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa – CEP. Caso a pesquisa envolva uso de animais, deve ser apresentado o número do protocolo de aprovação da Comissão Ética em Uso de Animais – CEUA.

Inserir o número do parecer de aprovação no item metodologia. Os autores deverão anexar o parecer consubstanciado de aprovação da pesquisa.

Atentar-se para as Resoluções CNS 466/2012 e CNS nº510/2016, Ofício Circular nº 2/2021/CONEP/SECNS/MS (pesquisa em qualquer etapa em ambiente virtual) e Carta Circular 166/2018 CONEP/SECNS/MS (pesquisa tipo relato de caso).

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