Avaliação in vitro da Rugosidade de Superfície de Resinas Compostas Submetidas a Diferentes Técnicas de Acabamento e Polimento
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p101Resumo
O objetivo do presente estudo foi comparar a rugosidade de superfície em resinas nanoparticuladas e de inserção única após serem submetidas a diferentes sistemas de acabamento e polimento. Foram preparados 10 espécimes (2,5 x 5 mm²) de cada tipo de resina: X-tra fill (Voco) Bulk Fill (3M) Filtek™ Z350XT (3M) e Grandio So (Voco). Os espécimes de cada resina foram aleatoriamente divididos em dois grupos de acordo com os protocolos de acabamento e polimento: G1: Discos Sof-Lex Pop-on (3M) e G2: Discos espirais Sof-Lex (3M). A rugosidade de superfície foi avaliada após fotoativação (T0), pós-lixamento (T1) e pós-acabamento e polimento (T2). Após a primeira leitura os espécimes foram tratados com uma lixa d’agua, granulação 180, por um tempo equivalente a 10s. O procedimento de acabamento e polimento foi realizado em baixa rotação por um período total de 40 segundos. A comparação entre os grupos foi realizada através de ANOVA Three way e teste de Tukey. Em todas as situações, foi adotado o nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram haver diferença estatisticamente significativa somente entre a etapa de tratamento (p < 0,001), sendo T0 e T2 semelhantes (p 0,206), havendo diferença apenas entre T0 e T1, e entre T1 e T2 (p < 0,001). Os fatores resina composta e método de acabamento não apresentaram diferenças estatísticas (p 0,903 p 0,829, respectivamente). Dessa forma, ambos os sistemas de acabamento e polimento foram efetivos em reduzir a rugosidade de superfície, tanto em resinas nanoparticuladas quanto de inserção única.
Palavras-chave: Polimento Dentário. Restauração, Resinas Compostas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.