Influência de Inibidores de Metaloproteinases da Matriz na Resistência de União Adesiva em Dentina Hígida e Erosivamente Desmineralizada
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p246Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a influência do pré-tratamento dentinário com Epigalocatequina-3-galato (EGCG) e Clorexidina (CHX) na Resistência de União adesiva (RU) em dentina hígida e erodida. Superfícies de dentina de 36 molares hígidos foram distribuídas em seis grupos (n 6), de acordo com o pré-tratamento (água destilada (AD), EGCG 0,1% ou CHX 2%) e com o desafio erosivo (presença ou ausência). Metade das superfícies de dentina foram expostas ao ciclo erosivo com ácido cítrico a 1%, 3 vezes ao dia durante 5 dias. Em seguida, o pré-tratamento foi realizado por 60 segundos e o sistema adesivo Clearfil SE Bond® foi aplicado para construção de um platô de resina composta. Após armazenamento em AD a 37ºC por 24h, os espécimes dentina-resina foram seccionados para a obtenção de palitos com uma área de seção transversal de 1,0 mm2. Metade dos espécimes foram imediatamente testados através de microtração, e o restante após seis meses. Os dados de RU foram medidos e modo de fratura determinado. Os dados foram analisados com os testes ANOVA e Bonferroni. Em ambos os períodos, independentemente da condição da dentina, o EGCG não foi significativamente diferente do grupo controle (p> 0,05), enquanto o CHX gerou valores de RU menores (p <0,05). Na dentina sadia, após seis meses, houve redução na RU apenas no grupo CHX. No entanto, para dentina erosivamente desmineralizada, a RU diminuiu significativamente em todos os grupos. Concluiu-se que a CHX afetou negativamente a RU em ambos os tipos de dentina, enquanto que o EGCG não afetou a RU ao longo do tempo na dentina sadia.
Palavras-chave: Catequina. Adesão. Clorexidina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.