Cotidiano da enfermagem psiquiátrica no hospital geral: perspectiva dos profissionais de saúde
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2000v2n1p%25pResumo
O presente estudo apresenta resultados parciais do Projeto PIBIC/CNPq/UNIR, o qual visa compreender o cotidiano das práticas dos profissionais de enfermagem que trabalham ou não na unidade de internação psiquiátrica do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), no município de Porto Velho/RO. Acreditamos que ao investigar essa relação estar-se-á resgatando aspectos psicológicos importantes da assistência psiquiátrica, bem como registrando neste recorte têmporo-espacial, a própria história da assistência de enfermagem em geral nesta instituição. Compreender este universo consensual frente ao universo reificado da ciência faz-nos sentir paradoxalmente compelidos a detectar conflitos de encaminhamentos da própria assistência prestada, da consciência profissional, do investimento afetivo e do próprio sofrimento institucional. Nesse sentindo, este estudo adota como fundamentação teórica a Teoria das Representações Sociais (Moscovivi, 1961), que, associada a procedimentos projetivos – T.S.C (Miranda , 1966) – faz-nos crer que a compreensão desse espaço, na medida em que seus sujeitos (re)constroem sua prática, está impregnada de representações sociais que da própria doença, quer do processo de trabalho e a das suas relações com a instituição e a sociedade a qual está inserida, como estratégia de manutenção do estatuto conferido por diferentes segmentos societários.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.