Síndrome de Imunodeficiência Adquirida: tendências nos trabalhos apresentados no 52° CBEn
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2003v0n0p%25pResumo
Considerando que anualmente a aids vem crescendo consideravelmente no mundo todo, e por ser um assunto de grande repercussão na qualidade e estilos de vida dos sujeitos sexualmente ativos, analisou-se a partir do livro de resumos a tendência dos trabalhos científicos apresentados no 52° Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado no ano de 2000, em Recife/PE. Utlizou-se uma abordagem quantitativa através de números absurdos, porcentagens simples, e gráficos. Os resultados indicam que naquele evento, somente 64 (1%) de um total de 5.815 são artigos relacionados á problemática da aids. Dos resumos analisados por tema/conteúdo, origem regiões geográficas, 48% são de Enfermeiros docentes, seguidos dos acadêmicos de Enfermagem (30%) e os Enfermeiros assistenciais (22%) sendo da região Sudeste e Nordeste, respectivamente, o maior número de artigos. Quanto aos enfoques abordados nos trabalhos, 54% trataram de aspectos relacionados á assistência e 46% diziam respeito á prevenção do HIV. Os sentimentos, as atitudes e os comportamentos merecem significativa atenção no conjunto dos trabalhos apresentados, que dos portadores, quer dos cuidadores,incluindo os profissionais da saúde, a equipe de enfermagem e outros.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.