Enfermagem Psiquiátrica : apreensão da representação social no primeiro dia de aula
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2002v4n1p%25pResumo
O presente trabalho demonstra, através de procedimentos projetivos, como um grupo de alunos do curso de graduação em Enfermagem expõe seus pensamentos a respeito da representação e expectativas sobre a Disciplina Enfermagem Psiquiátrica, no primeiro dia de aula, a qual, presumidamente, acha-se revestida de preconceitos, mitos e estigmas, que se refletem no comportamento dos alunos. Essa disciplina é apresentada com uma abordagem problematizadora, estudada a partir da realidade concreta através da reflexão, seguida de ação. O resultado da pesquisa com os Desenhos-Estórias com Tema leva-nos a inferir que, para esse grupo de alunos, as representações sociais organizam-se em cinco eixos temáticos: Psiquiatria como Doença Mental, desconhecendo a Saúde Mental; O Doente Mental como a figura social e freqüentemente identificada dos loucos; A Enfermagem Psiquiátrica como um conteúdo obrigatório incluindo pouca visibilidade para atuação da figura da enfermeira; Eu?/Aluno relacionado ao medo, susto e afastamento, finalmente o Afeto, o seu próprio Investimento Afetivo, individualizado sobre esta experiência em suas vidas. O “Eu?/Aluno” configura-se com a centralidade das representações sociais dos sujeitos pesquisados enquanto os demais eixos temáticos, acima mencionados, constituem os elementos periféricos da experiência em cursar a referida disciplina. Para os acadêmicos, esta apresenta-se como uma experiência única, embora não necessariamente uma opção de trabalho. O envolvimento de cada um para com ela é traduzido por medo, expectativa, ansiedade e num certo sentido agressão e frustração.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.