Soro de Leite e Suas Proteínas: Composição e Atividade Funcional
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2010v12n2p%25pResumo
O soro de leite, considerado anteriormente como resíduo da produção de queijos e caseína, porm, com o desenvolvimento de novas tecnologias e sistemas mais eficazes para controlar o processamento, o soro tem se tornado produto de importante valor agregad. esste trabalho foi realizada revisão de literatura sobr oas propriedades funcionais do soro e suas proteínas utilizando as bases de dados Pubmed, Science Direct, Scielo, Highwire Press e periódicos Capes. Foram pesquisados trabalhos publicados no período de 1970 a 2008, resultando em 46 bibliografias selecionadas para esta revisão. Os resultados mostraram inúmeras propriedades funcionais das proteínas do soro, tais como: imunomodulação,
regulação do crescimento celular, função antitumoral, atividade antioxidante e antiinflamatório, prevenção a úlceras gástricas, transmissão de imunidade passiva, entre outras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.