Degradação das Propriedades Físico-Mecânicas de Cerâmicas Odontológicas de Dissilicato de Lítio: uma Revisão de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p84Resumo
O objetivo do trabalho é realizar uma revisão de literatura sobre a degradação de propriedades físico-mecânicas de cerâmicas odontológicas de dissilicato de lítio submetidas a simulação de situações cotidianas e testes mecânicos. Foi realizada busca na base de dados Pubmed, nos últimos 10 anos, utilizando os descritores: ceramics, dental polishing, surfaceproperties. Selecionaram-se 16 artigos, sendo critérios de inclusão: estudos de testes mecânicos em dissilicato de lítio, língua inglesa e os critérios de exclusão: artigos com outras cerâmicas, relatos de caso e estudos não laboratoriais. Apesar de terem excelente desempenho clínico, em geral, cerâmica de dissilicato de lítio prensada mostrou maior resistência à fratura, devido a orientação dos seus cristais, impedindo a propagação de fraturas. Quando submetidas a envelhecimento acelerado e pigmentação por corantes alimentares, o dissilicato de lítio mostrou alteração de cor significativa, mas sem prejuízo clínico. As bebidas ácidas testadas, bem como diferentes sistemas de polimento podem gerar um aumento de rugosidade de superfície na cerâmica, bem como alterar os valores de microdureza do material estudado de forma significativa. As cerâmicas de dissilicato de lítio são bastante versáteis e possuem ampla indicação em restaurações indiretas. Portanto, faz-se necessário avaliar cada vez mais a longo prazo o comportamento desse material em diferentes situações e testes mecânicos, bem como investir em estudos clínicos, para que obtenhamos resultados cada vez mais confiáveis e seguros.
Palavras-chave: Ceramics. Dental Polishing. Surfaceproperties.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.