A Influência do Uso de Agentes Antioxidantes na Resistência de União em Dentes Clareados: uma Revisão de Literatura

Autores

  • R R Teixeira Universidade Federal do Ceará, Departamento de Clínica Restauradora, Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • CG Silva Universidade Federal do Ceará, Departamento de Clínica Restauradora, Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • A K B Sousa Universidade Federal do Ceará, Departamento de Clínica Restauradora, Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • J S Mendonça Universidade Federal do Ceará, Departamento de Clínica Restauradora, Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • J C Silva Universidade Federal do Ceará, Departamento de Clínica Restauradora, Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • T A Mendes Universidade Federal do Ceará, Departamento de Clínica Restauradora, Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p32

Resumo

O objetivo do presente estudo é revisar a literatura para avaliar a influência do uso de agentes antioxidantes na resistência de   união em dentes clareados e restaurados imediatamente. Realizou-se uma busca bibliográfica na qual foram selecionados artigos do período de 2012 a 2017, nas bases de dados: PubMed, Bireme e Science Direct, no idioma inglês, utilizando os seguintes descritores: Dental Whitening, Antioxidant e Ascorbate. Sendo encontrados um total de 20 artigos, 10 desses são estudos laboratoriais, 7 são estudos clínicos e 3 revisões de literatura. Através de uma leitura criteriosa de títulos e resumos selecionou-se 10 artigos, de acordo com a relevância do tema, sendo excluídas revisões de literatura, bem como os artigos que fugiam da temática. No clareamento dental ocorrem reações de oxidação, os agentes clareadores liberam oxigênio e radicais com função oxidativa e é essa forte liberação de oxigênio que prejudica a resistência das ligações adesivas estabelecidas na interface dente/material restaurador. Esse oxigênio irá interferir a polimerização do adesivo e da resina, impossibilitando a restauração imediata. Uma variedade de antioxidantes é pesquisada com finalidade de aumentar a resistência de união de dentes clareados, dentre eles o ascorbato de sódio, destacou- se por se mostrar capaz de remover o peróxido de oxigênio residual, de modo a neutralizar os radicais livres remanescentes e possibilitar restituição da capacidade adesiva e de polimerização. A continuidade e o aprofundamento dos estudos sobre a eficácia e aplicabilidade dos antioxidantes são de suma importância para a comunidade científica e cirurgiões-dentistas em geral para que obtenha-se resultados cada vez mais satisfatórios.

Palavras-chave: PubMed. Bireme. Science Direct.

Downloads

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Teixeira RR, Silva C, Sousa AKB, Mendonça JS, Silva JC, Mendes TA. A Influência do Uso de Agentes Antioxidantes na Resistência de União em Dentes Clareados: uma Revisão de Literatura. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 21º de abril de 2025];19(5):32. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5588

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>