Effect of Prior Information of the Number of Sets on Training Volume in Women
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2021v22n3p238-242Resumo
Abstract
The induced adaptations from resistance training are dependent on the adequate manipulation of the variables involved in training, and volume is one of the most important. However, high volume training can be more stressful, thus prior information of the training volume to be performed may affect performance. The aim of this study is to verify the influence of prior knowledge of the number of sets to be performed on the training volume. For this, ten women (44 ± 2 years, 66 ± 9 kg, 165 ± 3 cm, 24 ± 2 kg / m2) with previous experience in resistance training (≥ 6 months) performed six sets in 45º leg press exercise in three conditions,: in the first (C1) the participants were informed that they would perform six sets and they completed them. In the second condition (C2), they were told they would perform three sets, however, after executing the third set, they were told to complete three more sets. In the third (C3), they did not receive information about how many sets they would complete, but they also did six sets. All sets were performed until the momentary concentric failure at 70% of the one repetition maximum. It was noted that there was no statistically significant difference among the conditions for the total number of repetitions (C1 = 119 ± 44; C2 = 123 ± 47; C3 = 121 ± 47; P = 0.98). Therefore, the results suggest that prior information on the number of sets to be performed in the session does not affect the volume of repetitions performed by middle-aged women.
Keywords: Exercise. Physical Education and Training. Aging.
Resumo
As adaptações induzidas pelo treinamento resistido são dependentes da adequada manipulação das variáveis envolvidas no treinamento, sendo o volume uma das de maior destaque. Porém, um treinamento com alto volume pode ser mais desgastante, logo, a informação prévia do volume de treino a ser realizado poderá afetar o desempenho. O objetivo deste estudo foi verificar a influência do conhecimento prévio do número de séries a serem executadas sobre o volume de treino. Para isso, 10 mulheres (44 ± 2 anos, 66 ± 9 kg, 165 ± 3 cm, 24 ± 2 kg/m2) com experiência prévia em treinamento resistido (≥ 6 meses) realizaram seis séries no exercício leg press 45º em três condições distintas, a saber: na primeira condição (C1) as participantes foram informadas que realizariam seis séries e as completaram. Na segunda condição (C2), foram comunicadas que fariam três séries, porém, após executar a terceira série, elas foram orientadas a completar mais três séries. Já na terceira condição (C3), não receberam informação sobre quantas séries cumpririam, mas também fizeram seis séries. Todas as séries foram realizadas até a falha momentânea concêntrica a 70% da força máxima, determinada mediante teste de uma repetição máxima. Notou-se que não houve diferença estatisticamente significante entre as condições para a quantidade total de repetições (C1 = 119 ± 44; C2 = 123 ± 47; C3 = 121 ± 47; P = 0,98). Portanto, os resultados sugerem que a informação prévia da quantidade de séries a serem executadas na sessão não afeta o volume de repetições praticadas por mulheres de meia idade.
Palavras-chave: Exercício Físico. Educação Física e Treinamento. Envelhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.