Avaliação de um Programa Sistematizado de Cuidados com os Pés na Perspectiva dos Pacientes com Diabetes Mellitus
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2013v15n1p%25pResumo
Estudo exploratório transversal que teve como objetivo avaliar um programa sistematizado de cuidados com os pés na perspectiva dos pacientes com Diabetes mellitus, no Ambulatório do hospital universitário do norte do Estado do Paraná. A amostra aleatória foi constituída por 75 pacientes com Diabetes mellitus. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário, contendo as seguintes variáveis: dados socioeconômicos, dados clínicos, complicações relacionadas ao Diabetes mellitus, hábitos de vida modificados após o tratamento no ambulatório, avaliação do atendimento prestado no ambulatório. Os dados foram coletados entre abril de 2008 a novembro de 2009. Os resultados foram analisados pela frequência e porcentagens. Os resultados mostraram que a idade dos pacientes variou de 17 a 60 anos, houve predomínio do sexo feminino (53,3%); solteiros (52%); ensino médio completo (40%) e renda familiar superior a dois salários mínimos (32%). Em relação à avaliação do Programa, 82,6% dos participantes o avaliaram como ótimo; 92% referiram que o programa contribuiu para aumentar o conhecimento em relação ao autocuidado com os pés, sendo que 81,3% dos pacientes passaram a utilizar calçados adequados e ter cuidado com o corte das unhas. Quanto aos cuidados de maior importância na avaliação sistematizada dos pés, 84% afirmaram serem as orientações com os devidos cuidados. A qualidade do atendimento oferecido contribuiu para aumentar o conhecimento e autocuidado em relação aos pés, para a prevenção de complicações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.