Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco em Hospital Público de Médio Porte e a Responsabilidade da Atenção Básica
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2011v13n3p%25pResumo
Nesta pesquisa tem-se como objetivo descrever a experiência da implantação do acolhimento com avaliação e classificação de risco em hospital público de médio porte, ressaltando as dificuldades e facilidades encontradas em cada etapa da implantação e a responsabilidade da rede de atenção básica neste processo. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, cujos dados foram coletados entre fevereiro e agosto de 2009. A população foi composta por profissionais da instituição em estudo. A coleta de dados foi realizada por meio de observação das ações efetuadas para a implantação do acolhimento com avaliação, classificação de risco e discussões sobre essa temática entre os autores do estudo. Constatouse maior agilidade no atendimento no pronto-socorro após a implantação do sistema de classificação de risco, principalmente, no fluxo de atendimento dos pacientes graves, que são assistidos precocemente e com maior resolutividade. O acolhimento com avaliação e classificação de risco configura-se como uma das intervenções potencialmente decisivas na reorganização do processo de trabalho na instituição em estudo, mas são necessários investimentos na rede de atenção básica para que os usuários possam ser atendidos com resolutividade e humanização nas Unidades Básicas de Saúde, reduzindo a superlotação dos pronto-socorros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.