Auto-aplicação de insulina: Erros e acertos entre estudantes diabéticos

Autores

  • Márcia Eiko Karino
  • Maria Helena Dantas de Menezes Guariente
  • Patrícia Eiko Ito
  • Delma Mariuishi de Sá
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad
  • Olga Chizue Takahashi
  • Iria Roberta Staut Freitas
  • Francismery Kasai

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2002v4n1p%25p

Resumo

Trata-se de uma pesquisa desenvolvida com indivíduos diabéticos que participam de um programa interdisciplinar ambulatorial de um hospital-escola público. O objetivo deste estudo foi avaliar a frequência de erros e acertos na realização da técnica de auto-aplicação de insulina entre diabéticos adolescentes. Foi aplicado um formulário elaborado em duas partes contendo questões fechadas sobre a identificação dos pacientes e os conhecimentos quanto às etapas do preparo e auto-aplicação de insulina. O registro da observação da técnica realizada pelo diabético seguiu um check-list formulado segundo preconização de Guariente (1997). Participaram desta pesquisa 47 adolescentes, sendo 28 (59,6%) do sexo feminino e 19 (40,4%) do masculino, a maioria estudantes com média de idade de 15 anos. Constatou-se que 14 (29,8%) dos adolescentes diabéticos realizam a técnica corretamente em todas as suas etapas. Dos 33 (70,2%) adolescentes diabéticos que executaram alguma etapa de forma inadequada 11(33,3%) apresentaram-na no preparo, 06 (18,2%) na aplicação e 16 (48,5%) em ambas as etapas. Frente a esses resultados ressalta-se a importância do acompanhamento constante desses sujeitos por meio de ações educativas condizentes às necessidades individuais, visando à qualidade de vida do adolescente diabético.

Downloads

Publicado

2015-07-07

Como Citar

1.
Karino ME, Guariente MHD de M, Ito PE, de Sá DM, Haddad M do CL, Takahashi OC, et al. Auto-aplicação de insulina: Erros e acertos entre estudantes diabéticos. J. Health Sci. [Internet]. 7º de julho de 2015 [citado 23º de novembro de 2024];4(1). Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/1656

Edição

Seção

Artigos