Auto-aplicação de insulina: Erros e acertos entre estudantes diabéticos
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2002v4n1p%25pResumo
Trata-se de uma pesquisa desenvolvida com indivíduos diabéticos que participam de um programa interdisciplinar ambulatorial de um hospital-escola público. O objetivo deste estudo foi avaliar a frequência de erros e acertos na realização da técnica de auto-aplicação de insulina entre diabéticos adolescentes. Foi aplicado um formulário elaborado em duas partes contendo questões fechadas sobre a identificação dos pacientes e os conhecimentos quanto às etapas do preparo e auto-aplicação de insulina. O registro da observação da técnica realizada pelo diabético seguiu um check-list formulado segundo preconização de Guariente (1997). Participaram desta pesquisa 47 adolescentes, sendo 28 (59,6%) do sexo feminino e 19 (40,4%) do masculino, a maioria estudantes com média de idade de 15 anos. Constatou-se que 14 (29,8%) dos adolescentes diabéticos realizam a técnica corretamente em todas as suas etapas. Dos 33 (70,2%) adolescentes diabéticos que executaram alguma etapa de forma inadequada 11(33,3%) apresentaram-na no preparo, 06 (18,2%) na aplicação e 16 (48,5%) em ambas as etapas. Frente a esses resultados ressalta-se a importância do acompanhamento constante desses sujeitos por meio de ações educativas condizentes às necessidades individuais, visando à qualidade de vida do adolescente diabético.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.