Avaliação da Distância Percorrida no Teste de Caminhada de Seis Minutos e Atendimentos em Fisioterapia nos Pacientes Submetidos a Cirurgia Torácica por Neoplasia Pulmonar
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2013v15n2p%25pResumo
A ressecção pulmonar é a principal opção de cura para pacientes com neoplasia, entretanto representa risco de complicações pulmonares pósoperatórias (CPPO). A fisioterapia respiratória no pré-operatório é fundamental para reduzir tais complicações, além da avaliação submáxima da capacidade ao exercício através do teste de caminhada de seis minutos (TC6). O objetivo deste estudo foi avaliar a distância percorrida no TC6 no pré-operatório de pacientes com neoplasia pulmonar e a correlação com o surgimento de CPPO e caracterizar os atendimentos de fisioterapia. Realizou-se um estudo retrospectivo através da revisão de prontuários de janeiro de 2009 a setembro de 2011. Os dados foram armazenados no programa Microsoft Excel 2007, e, posteriormente, analisados através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 17.0 para Windows. Avaliou-se 85 prontuários, porém apenas 21 foram incluídos no estudo, onde constava a avaliação física e funcional pré-operatória. Observou-se que não houve correlação entre a distância percorrida e o surgimento de CPPO (r=0,148). Dentre os incluídos, 76,2% eram do gênero masculino, 52,38% ex-tabagistas, 28,57% apresentaram carcinoma epidermóide e outros 28,57% adenocarcinoma. Quanto à cirurgia, 76,2% foram submetidos à lobectomia. O tempo médio de internação hospitalar foi de 11,38 dias e na UTI 3,34 dias. Concluiu-se que a média da distância percorrida foi de 414,16m e que não houve correlação entre a distância percorrida e o aparecimento de CPPO. Em relação ao acompanhamento fisioterapêutico, ocorreram em média 6,9 atendimentos por internação por paciente, sendo realizados, principalmente, exercícios de reexpansão pulmonar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.