Novo Método de Análise de Deflexão de Cúspide por micro-CT e de Trincas por Transiluminação em Restaurações de Resinas Compostas em Molares
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p138Resumo
O objetivo foi propor método para mensuração da deflexão de cúspide utilizando microtomografia computadorizada (micro-CT) e de trincas em esmalte utilizando transiluminação de restaurações de resina composta. Vinte molares humanos receberam preparos padronizados classe II e restaurações com resina composta de incremento único (Xtrafil - XTRA) ou resina convencional (Filtek Z100 - Z100). Contração pós-gel das resinas compostas foi mensurada utilizando método de Extensometria. Deformação de cúspide foi mensurada por meio de novo protocolo empregando micro-CT e validado pelo método de extensometria. Trincas em esmalte foram detectadas pelo método de transiluminação. Contração pós-gél de Z100 foi superior a XTRA. Deformação de cúspide para Z100 foi superior à XTRA, independentemente dos métodos. A cúspide lingual apresentou maior deformação do que a vestibular. Os métodos de deformação de cúspide por micro-CT e Extensometria apresentaram alta correlação (r 0,78). A expansão higroscópica recuperou significativamente a deformação de cúspide, porém resultou em ampliação de trincas. Z100 resultou em maior ocorrência de trincas com maior extensão que XTRA. As trincas foram predominantemente horizontais, localizadas na região correspondente à base da cavidade, envolvendo principalmente o centro e a região distal. O método que emprega micro-CT provou ser viável e eficaz para avaliar deflexão de cúspide, assim como a transiluminação para detecção de trincas.
Palavras-chave: Resinas Compostas. Polimerização. Microtomografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.