Efeito da Fotoativação de Materiais de Proteção Pulpar e Resina Composta na Deformação Dentinária e Mudanças de Temperatura na Câmara Pulpar
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p105Resumo
Analisar o efeito da fotoativação de materiais de proteção pulpar e da resina composta na deformação, temperatura pulpar e na integridade da interface de teto da câmara pulpar/materiais de proteção em molares com cavidades MOD com 1,0mm dentina na parede pulpar. Quatro materiais de proteção: adesivo auto-condicionante CLE, Clearfil SE Bond (Kuraray) 2 hidróxidos de cálcio fotoativados: BIO, Biocal (Biodinâmica); ULT, Ultrablend plus (Ultradent) e cimento de ionômero de vidro modificado por resina composta VIT, Vitrebond (3M-ESPE). As cavidades foram restauradas com resina composta (Filtek Z350 XT, 3M-Espe) (n10). Termopares e extensômetros foram utilizados para detectar mudanças de temperatura, deformação durante a fotoativação. A deformação dentinária (µS) durante a fotoativação de CLE foi maior que os outros materiais de proteção pulpar (P <0.001). Na fotoativação da resina, a deformação aumentou para ULT, VIT e CLE e diminuiu significativamente para BIO. A temperatura na câmara pulpar aumentou cerca de 3,5ºC após a fotoativação dos materiais protetores e 2,1ºC na resina composta. O micro-CT mostrou perfeita integridade da interface após a restauração para CLE, VIT e ULT, no entanto, foram encontrados gaps entre BIO e o teto da câmara pulpar em todas as amostras. A fotoativação dos materiais protetores resultou em deformação da dentina pulpar e aumento da temperatura. A contração da restauração em resina causou descolamento do Biocal.
Palavras-chave: Fotoativação. Temperatura Pulpar. Deformação Dentinária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.