Durabilidade da Adesão à Dentina de Sistemas Adesivos de Condicionamento Ácido Total, Contendo o Inibidor de MMPs GM1489
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p243Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de conversão (GC%), a resistência de união (μTBS) à dentina (imediata e após 12 meses de estocagem) e a nanoinfiltração de um sistema adesivo experimental (EXP) e um comercial (SB), contendo as concentrações do inibidor de MMPs GM1489: 0, 1μM, 5μM e 10μM. O GC% foi medido por FT-IR e calculado pela relação entre a área do sinal a 1639cm-1 e 1609cm-1 de filmes polimerizados e não polimerizados. Para µTBS, 48 molares humanos (Protocolo de Aprovação do Comitê de Ética HUAP CAAE 47695315.2.0000.5243) tiveram seus esmaltes coronários removidos e os sistemas adesivos foram aplicados. Um bloco de compósito foi construído. Após 24h, os dentes foram cortados e obtidos palitos. Metade dos palitos foi submetida ao ensaio de μTBS após 24h e a outra metade após 12 meses. Foram separados 2 palitos de cada dente/tempo para nanoinfiltração. Os dados foram submetidos a Análise de Variância (2 fatores para GC% e 3 fatores para µTBS e nanoinfiltração) e Tukey HSD para contraste (a0,05). O inibidor não afetou o GC% dos grupos EXP, mas SB5 e SB10 apresentaram maior GC% que SB0 e SB1. Todos os grupos mantiveram a μTBS após 12 meses de. Os grupos com as concentrações mais elevadas do inibidor (5µM e 10µM) apresentaram maior µTBS. A nanoinfiltração foi maior em SB0 do que em EXP10 nos tempos imediato e após 12 meses. Concluiu-se que as maiores concentrações de GM1489 (5μM e 10μM) podem aumentar o GC do SB e proporcionar maior μTBS após 12 meses de estocagem, independente do sistema adesivo testado, enquanto a concentração de inibidores não afetou a nanoinfiltração.
Palavras-chave: Adesivos Dentinários. Inibidores de Metaloproteinases de Matriz. Metaloproteinases de Matriz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.