Síntese e Caracterização de Compósitos Remineralizantes com Partículas Nanoporosas de Sílica- Hidroxiapatita (Si- HA) carregadas com NaF
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p40Resumo
O objetivo deste estudo foi a síntese e caracterização de compósitos restauradores remineralizantes com partículas nanoporosas de sílica-hidroxiapatita (Si-HAp) carregadas com fluoreto de sódio (NaF). Foram produzidos quatro compósitos experimentais (SiF, Si, F e NT) com 40 %p/p de matriz orgânica (Bis-GMA/TEGDMA, 70/30 %p/p), 0,5 %p/p CQ, 1 %p/p de (EDMAB) e 60 %p/p de partículas nanoporosas de Si-HAp. Nos compósitos SiF e F, as partículas foram previamente imersas durante 24 h em solução aquosa de NaF na concentração de 10% A seguir, os compósitos SiF e Si tiveram as partículas silanizadas com y-metacriloxipropil-1- trimetoxisilano. O compósito NT não recebeu tratamento prévio de suas partículas. A análise do potencial remineralizante foi feita através da obteção das imagens no micro-CT. O potencial remineralizador foi estatisticamente diferente para todos os grupos (F > SiF > NT > Si). O NT apresentou o maior valor de GC% (63,84%). Para RF e ME, os grupos SiF e F apresentaram menores valores que os grupos Si e NT. Para a rugosidade, o grupo SiF apresentou o maior valor (1,68 µm). Não houve diferença entre os grupos para a dureza e cor. Para a translucidez somente o NT foi diferente (0,54 TP). Para a absorção, o SiF apresentou o maior valor (25,66 µg /mm3). Em relação a solubilidade, todos os grupos foram diferentes entre si (F > SiF > Si > NT). Conclui-se que o tratamento com o NaF foi capaz de remineralizar a estrutura dentária e alterar as propriedades físico-mecânicas, ópticas, bem como os parâmetros de degradação hidrolítica dos compósitos.
Palavras-chave: Compósitos Restauradores Remineralizantes. Partículas Nanoporosas. Hidroxiapatita. Materiais Resposivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.