Avaliação da Resistência à Tração e da Variação de Cor do Colágeno Dentinário Biomodificado com Rutina Extraída da Dimorphandra Gardneriana
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p197Resumo
O objetivo do estudo foi avaliar a resistência à tração e a variação de cor do colágeno dentinário biomodificado com RT. 800g de Dimorphandra gardnerianaforam submetidas a cromatografia para obtenção de extrato, que foi seco a 100°C, obtendo 12,4g de RT. 50 molares (parecer 2.006.679) foram utilizados para confeccionar espécimes em forma de palito, que foram divididos em 10 grupos, de acordo com a concentração da RT (0,04%, 0,08% e 0,125%) e o tempo de aplicação (1, 30 e 60 minutos). Os espécimes foram desmineralizados com ácido fosfórico 10%, imersos em soluções de RT e submetidos a teste de tração. Os dados foram analisados com ANOVA e Student-Nelman-Keul. Nível de significância foi de 5%. Adicionalmente, foi avaliada qualitativamente a cor dos espécimes antes e após a biomdificação. O grupo controle apresentou resistência à tração significativamente menor do que os grupos tratados com RT (p<0,05). Não houve diferença estatística entre os grupos biomodificados com RT, independente da concentração e do tempo (p>0,05). O uso de RT não alterou a cor do colágeno dentinário, independente da concentração e do tempo. Conclui-se que a biomodificação, com RT, aumentou a resistência a tração e não alterou a cor do colágeno dentinário.
Palavras-chave: Resistência à Tração. Antioxidantes. Propriedades Físicas. Colágeno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.