Conhecimentos Nutricionais e Perfil Alimentar: Discussão dos Saberes e Práticas de Acadêmicos de Pedagogia

Autores

  • Camilla Pastore Anizelli
  • Marcela Komechen Brecailo
  • Caryna Eurich Mazur

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2015v17n1p36-41

Resumo

Nos últimos anos, vem crescendo a incidência de doenças crônicas não-transmissíveis entre a população, devido aos maus hábitos alimentares e a falta de conhecimento ou aplicação das práticas saudáveis da alimentação. Sendo assim, o conhecimento nutricional se faz necessário para que novos conceitos sejam criados e implantados na alimentação cotidiana. A presente pesquisa é um estudo transversal analítico, cujo grupo foi composto por 99 universitários do curso de Pedagogia de Guarapuava – Paraná. A avaliação foi feita por meio de questionário validado com 25 possíveis acertos, e os hábitos alimentares foram identificados com o auxílio de um recordatório de 24 horas. O número médio de acertos dos alunos pesquisados foi de 63,92%, demonstrando baixo conhecimento em temas específicos de nutrição. Os hábitos alimentares se caracterizaram por um baixo número de refeições/dia. O consumo de leite e derivados, hortaliças e frutas foi abaixo da recomendação diária, sendo que estes hábitos devem ser implementados no cotidiano dos avaliados. Não houve correlação entre o número de acertos no questionário e o consumo de frutas, hortaliças e leite e derivados. Portanto, além da necessidade de incorporar a educação alimentar e nutricional com a prática pedagógica, constituindo uma apta formação de pedagogos, é fundamental um maior entendimento da subjetividade relacionada ao consumo alimentar.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

1.
Anizelli CP, Brecailo MK, Mazur CE. Conhecimentos Nutricionais e Perfil Alimentar: Discussão dos Saberes e Práticas de Acadêmicos de Pedagogia. J. Health Sci. [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 21º de novembro de 2024];17(1):36-41. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/328

Edição

Seção

Artigos