Ferrans and Powers Quality of Life Index Applied to Nursing Students during the COVID-19 Pandemic
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2023v25n2p113-118Resumo
Abstract
COVID-19 pandemic can have a significant impact on an individual’s physical and emotional well-being. However, it is important to note that not all experiences of the pandemic are negative. This study aims to evaluate the perception of quality of life of students enrolled in a nursing course during the COVID-19 pandemic by administering a global questionnaire. A quantitative, exploratory, cross-sectional, and descriptive study to investigate perception of quality of life of students during the COVID-19 pandemic. Participants comprised 80 students graduating with a nursing qualification between 2020 and 2021. The Ferrans and Powers Quality of Life Index was used in the study. The mean scores are reported as follows: health/functioning domain (22.06), socioeconomic domain (21.40), psychological/spiritual domain (23.34), and family domain (23.06), with an average general quality of life index of 22.46. After evaluating the domains, it was found that there was a higher perception of the psychological/spiritual domain and lower perception of the socioeconomic domain. The results supported the internal consistency reliability of the entire Quality of Life (QLI; alpha=0.95) and the four subscales (alpha=0.88, 0.71, 0.92, and 0.80). The study suggests that the COVID-19 pandemic did not have an impact on the perceived quality of life among students.
Keywords: Coronavirus SARS-CoV-2. Quality of Life. Nursing. Surveys and Questionnaires.
Resumo
Pandemia de COVID-19 pode ter um impacto significativo no bem-estar físico e emocional de um sujeito. No entanto, é importante notar que nem todas as experiências da pandemia são negativas. Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção da qualidade de vida de estudantes matriculados em um curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19 por meio da aplicação de um questionário global. Estudo quantitativo, exploratório, transversal e descritivo para investigar a percepção da qualidade de vida de escolares durante a pandemia de COVID-19. Participaram 80 estudantes concluintes do curso de enfermagem entre 2020 e 2021. O Índice de Qualidade de Vida de Ferrans e Powers foi utilizado no estudo. Os escores médios foram relatados da seguinte forma: domínio saúde/funcionamento (22,06), domínio socioeconômico (21,40), domínio psicológico/espiritual (23,34) e domínio família (23,06), com média geral do índice de qualidade de vida de 22,46. Após a avaliação dos domínios, constatou-se maior percepção do domínio psicológico/espiritual e menor percepção do domínio socioeconômico. Os resultados apoiaram a confiabilidade da consistência interna de toda a Qualidade de Vida (QLI; alfa=0,95) e as quatro subescalas (alfa=0,88, 0,71, 0,92 e 0,80). O estudo sugere que a pandemia de COVID-19 não teve impacto na qualidade de vida percebida entre os estudantes.
Palavras-chave: Coronavírus SARS-CoV-2. Qualidade de Vida. Enfermagem. Pesquisas e Questionários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.