Avaliação e Perspectiva de Aplicação de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo em Indústrias de Alimentos e Bebidas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2012v14n4p%25pResumo
Este trabalho tem como objetivo discutir o potencial de aplicação de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) por indústrias de alimentos e bebidas no Brasil. Evocando dados oficiais, a presente análise demonstra que a indústria de alimentos e bebidas é capaz de aumentar sua participação em projetos de MDL. Com base nos dados apresentados, pode-se perceber que o setor estudado (a) tem um elevado potencial de economia de energia, (b) possui fontes consideráveis de biomassa, (c) é capaz de reduzir suas emissões em grande medida e (d) pode melhorar o seu tratamento de resíduos. Tendo em mente as emissões de gases de efeito estufa, efluentes líquidos e disponibilidade de biomassa, respectivamente, verificam-se níveis mais elevados no setor de alimentos e bebidas em comparação com qualquer outro setor industrial, muito em função da biodegradabilidade de suas emissões. Tal fato sugere que a indústria de alimentos e bebidas tem grande potencial para implementar projetos de desenvolvimento sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.