Sistema Renal e sua Influência no Controle em Longo Prazo da Pressão Arterial
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2013v15n1p%25pResumo
Os seres vivos são dotados de inúmeros sistemas biológicos para a manutenção da homeostase da pressão arterial. Esses sistemas são compostos por um conjunto de substâncias que permitem ao indivíduo responder a variações do meio interno ou a estímulos externos. A hipertensão arterial é considerada hoje um dos principais fatores de risco para a morbidade e mortalidade cardiovascular. A elevação da pressão arterial gera aumento proporcional na excreção urinária de sódio e água denominada pressão de natriurese. A presente revisão faz uma abordagem relevante sobre o sistema renal no controle em longo prazo da pressão arterial, descrevendo o mecanismo de natriurese pressórica, que corrige integralmente qualquer variação da pressão e as células justaglomerulares, que focam o sistema renina angiotensina aldosterona (SRAA), considerado um dos principais sistemas na regulação da pressão arterial e na homeostase eletrolítica. A pesquisa foi realizada a partir da revisão
bibliográfica, sendo consultados artigos científicos localizados nas bases de dados Medline, Scielo e Lilacs publicados até 2010, utilizando como descritores: natriurese, pressão arterial, hipertensão arterial, SRAA e, adicionalmente, consulta de livros acadêmicos para complementação das informações sobre o controle da pressão arterial em longo prazo. Os critérios de inclusão foram artigos clínicos e de revisão que abordavam o tema. A regulação em longo prazo está diretamente associada a homeostase do volume extracelular, o qual é determinado pelo conteúdo de sódio, sendo o sistema renal o principal controlador da variação de excreção deste íon.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.