Gestão da Qualidade em Laboratórios de Análises Clínicas
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2011v0n0p%25pResumo
A rotina de trabalho dos profissionais envolvidos no laboratório clínico independe da demanda que pode variar de poucos exames diários à carga de trabalho extenuante, sendo sua responsabilidade e compromisso básico assegurar que os resultados produzidos reflitam de forma fidedigna e consistente a situação clínica apresentada pelos pacientes e clientes. Todos os esforços devem ser realizados com constante verificação e busca assídua do erro, no sentido de produzir dados de confiabilidade e exatidão firmemente estabelecidos favorecendo o correto diagnóstico, tratamento e prognóstico das doenças. Atualmente, o monitoramento e a manutenção do desempenho laboratorial foram consideravelmente aumentados por imposição de sistemas reguladores internos e externos pelos poderes de fiscalização e licenciamento. O presente trabalho apresenta como principal objetivo realizar revisão dos aspectos envolvidos em um programa de qualidade dentro de um laboratório clínico,
abordando suas características gerais, auxiliando na implantação desse processo e servindo como fonte de consulta e referência em busca da melhoria da qualidade. A implantação do Controle de Qualidade no laboratório clínico expressa a garantia de serviço de saúde eficaz, podendo tornar-se instrumento útil nas orientações e procedimentos das medidas corretivas.
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