In vitro Evaluation of Phospholipase and Proteinase of Candida albicans Isolated From Oral Cavity of Diabetic Patients
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2013v15n1p%25pResumo
Leveduras do gênero Candida são comuns na cavidade bucal e podem causar candidose na presença de fatores predisponentes, especialmente em paciente diabético, o qual é caracterizado por um aumento anormal da glicose no sangue. A manifestação da doença está relacionada a este conjunto de fatores locais, tais como a presença de próteses dentárias, pH salivar, fluxo salivar e tabaco. A redução da saliva é um dos principais fatores de risco para o aparecimento de infecção e o controle glicêmico inadequado causado por diabetes, em associação com todos estes fatores, pode aumentar a incidência de infecções. Os objetivos deste estudo foram: 1) isolar e identificar cepas de Candida albicans da mucosa
bucal de pacientes diabéticos 2) avaliar os fatores de virulência: proteinase e fosfolipase. Amostras microbiológicas foram coletadas a partir de locais da mucosa bucal e semeadas em CHROMagar para posterior identificação de C. albicans por PCR. Foram realizados testes da atividade de proteinase e fosfolipase para todos os isolados de C. albicans. Neste estudo, 22 isolados foram identificados como C. albicans. Em relação às atividades de proteinases, todas as cepas de C. albicans foram capazes de produzir proteinase, enquanto que para fosfolipase, apenas 4,5% dos isolados não produziram esta exoenzima. Portanto, C. albicans presente na cavidade bucal de pacientes diabéticos tem potencial patogênico e pode participar de processos infecciosos e inflamatórios, causando lesões e invadindo os tecidos orais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.