Occupational Therapy and the Therapy Taping ® Method for the Development of Graphic Skills: Case Report
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2019v21n3p293Resumo
Abstract
This study has as characteristic the methodological case report, whose objective is to present the results of the intervention of Occupational Therapy with a five-year-old child , with typical neuropsychomotor development, male gender that delivers performance shortfall for completion of graphical activities related to writing. Scale of motor development was used as an instrument of data collection which identified the delay of 12 months when compared to the development expected for the age range and the Sensory Integration Praxis Tests for testing accuracy motor, tactile perception and kinesthesia which demonstrated significant impairment of fine motor coordination for writing, recessed tactile perception and decreased synesthesia. Thus, the intervention to Occupational Therapy was begun with a frequency of twice a week, for the development of fine motor coordination skills and training for implementing writing, associated with the Therapy Taping Method for tactile stimulation with the use of the technique in sleeve, after twelve weeks of intervention, post-test was carried out , whose results showed that the motor age for the tests of fine motor coordination was compatible with the expected for the age range and the test of motor accuracy and synesthesia showed improvement of forty per cent compared to the results obtained in the initial evaluation. This study demonstrated that the Therapy Taping method associated with the Intervention of Occupational Therapy has favored the development of skills necessary for the performance of graphic activities related to writing in a child with typical neuropsychomotor development.
Keywords: Athletic Tape. Occupational Therapy. Handwriting.
Resumo
Este estudo tem como característica metodológica o relato de caso, cujo objetivo é apresentar os resultados da intervenção de Terapia Ocupacional com uma criança de cinco anos de idade, com desenvolvimento neuropsicomotor típico, gênero masculino que apresenta desempenho deficitário para a realização de atividades gráficas relacionadas à escrita. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados, a escala de desenvolvimento motor que identificou atraso de doze meses quando comparado ao desenvolvimento esperado para a faixa etária e o Sensory Integration Praxis Tests para os testes de acurácia motora, percepção tátil e cinestesia que demonstraram significativo comprometimento da coordenação motora fina para a escrita, percepção tátil rebaixada e cinestesia diminuída. Sendo assim, deu-se início à intervenção de Terapia ocupacional com frequência de duas vezes por semana, para o desenvolvimento das habilidades de coordenação motora fina e treino de execução escrita, associada ao método Therapy Taping para a estimulação tátil palmar com o uso da técnica em luva, Após doze semanas de intervenção, foi realizado pós-teste, cujos resultados demonstraram que a idade motora para os testes de coordenação motora fina estava compatível com o esperado para a faixa etária e o teste de acurácia motora e cinestesia apresentaram melhora de quarenta por cento comparados ao resultado obtido na avaliação inicial. Este estudo demonstrou que o método Therapy Taping associado à Intervenção de Terapia Ocupacional favoreceu o desenvolvimento de habilidades necessárias para o desempenho na realização de atividades gráficas relacionadas à escrita em criança com desenvolvimento neuropsicomotor típico.
Palavras-chave: Fita Atlética. Terapia Ocupacional. Escrita Manual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.