Conhecimento e Estado Nutricional Estão Associados?
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2013v0n0p%25pResumo
Percebe-se uma transição nutricional no cenário nacional, caracterizada por alterações na estrutura da dieta e na composição corporal dos indivíduos. Sabe-se que para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, é de suma importância o conhecimento sobre alimentos e nutrição. O presente estudo teve por objetivo avaliar o nível de conhecimento nutricional de universitários e correlacioná-lo com o estado nutricional. Foram avaliados 68 acadêmicos por meio de um questionário de conhecimento nutricional para adultos, o qual foi validado e adaptado para este estudo. Para determinação do estado nutricional, foi calculado o índice de massa corporal por meio dos dados de peso e estatura referidos pelos participantes. Dos avaliados, 57,35% (n=39) eram mulheres, e a média de idade da amostra foi de 23,10±4,41 anos. Obteve-se, como resultado do questionário aplicado, que a média de acertos foi de 16,56±3,91 pontos, sendo que as mulheres obtiveram maior pontuação. Quanto à avaliação nutricional, 82,35% dos indivíduos apresentaram moderado conhecimento nutricional. No entanto, não foi observada diferença estatisticamente significativa entre o estado nutricional e o conhecimento nutricional (p=0,396 e p=0,222). Diante dos resultados encontrados, conclui-se que os acadêmicos possuem conhecimento nutricional, mas, possivelmente, este não é incorporado para promoção de hábitos saudáveis.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.