Estudo Comparativo da Resistência de União de um Cimento Resinoso com Diferentes Protocolos de Pré-Tratamento em Dentina
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p195Resumo
O presente estudo teve por objetivo analisar, através de ensaio de microtração, a resistência de união adesiva em dentina, do cimento autoadesivo RelyX U200 (3M ESPE). Foram utilizados 30 incisivos bovinos que tiveram sua face vestibular desgastada, com o uso de lixas de carbeto de silício, para expor uma superfície lisa de dentina. Blocos de resina foram cimentados em dentina, gerando 3 grupos de 10 espécimes cada: G1: sem nenhum tipo de pré-tratamento G2: com o condicionamento de ácido fosfórico 37% G3: com condicionamento de ácido fosfórico 37% acrescido do sistema adesivo Single Bond 2 (3M ESPE). Após 24 horas de estocagem em água, os espécimes restaurados foram cortados em palitos com secção transversal de aproximadamente 1 mm² e submetidos a ensaio de microtração com uma velocidade de 0,5 mm/min. Os dados obtidos foram submetidos ao teste de normalidade de Kolmogorov- Smirnov e expressos em forma de média ± desvio padrão da média e comparados entre si por meio do teste Anova seguido do pós- teste de Bonferroni. Os valores obtidos no G2 foram de (25,4 ± 7,8 MPa), sendo estatisticamente semelhantes ao G3 (29,4 ± 6,4 MPa), e diferindo do G1 (10,8 ± 2,8 MPa). Ocorreu uma prevalência de falhas do tipo adesiva no grupo G1, já nos grupos G2 e G3 observaram-se um aumento de falhas do tipo mistas.Dentro das limitações do presente trabalho, sugere-se a utilização em dentina, do condicionamento com ácido fosfórico 37%, previamente ao uso do cimento autoadesivo RelyX U200.
Palavras-chave: Resina. Adesão. Dentina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.