Estabilidade de Cor dos Pigmentos Aplicados em Porcelanas a Base de Dissilicato de Lítio Após Envelhecimento Artificial Acelerado
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p90Resumo
O estudo objetivou avaliar a estabilidade de cor (OE) em porcelanas à base de dissilicato de lítio para sistema CAD/CAM, após testes de envelhecimento artificial acelerado. Foram confeccionados sessenta corpos de prova, sendo trinta com glaze (grupo-controle) e trinta com uma camada de pigmento extrínseco e uma de glaze (grupo experimental). Na sequência, os corpos de prova foram divididos em três grupos: EA (escovação artificial) CTm (ciclagem termomecânica) EA + CTm (escovação artificial seguida de ciclagem termomecânica). A estabilidade de cor dos pigmentos foi verificada através do espectrofotômetro, que utiliza coordenadas CIELab, antes e após submissão dos testes. Os dados foram submetidos à analise de variância de um critério ou dois critérios, ambos seguidos do pós-teste de Bonferroni ou t de Student. No grupo-controle, a CTm aumentou significativamente o OE (-0,96) quando comparados a EA (-0,53). No grupo experimental, as cerâmicas submetidas a CTm (-2,07) ou EA + CTm (-1.61) apresentaram um aumento significativo de OE quando comparados apenas a EA (-0,37). Na CTm foi observado um aumento significativo de OE do grupo experimental (-2,07) quando comparado com o grupo-controle (-0,96). A associação de EA e CTm (-1,61), no grupo experimental, apresentou um aumento significativo de OE quando comparado com o grupo-controle (-0,74). Concluiu-se que as cerâmicas de dissilicato de lítio submetidas a pintura extrínseca apresentam boa estabilidade de cor, mesmo com a presença de fatores externos, mantendo a estética.
Palavras-chave: Cor. Porcelana Dentária. Envelhecimento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.