Influência do Substrato Dentinário na Eficácia Adesiva de Sistemas Autocondicionantes Experimentais com Diferentes Graus de Acidez
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p220Resumo
Avaliou-se a influência do substrato dentinário na eficácia adesiva de sistemas autocondicionantes experimentais com diferentes graus de acidez. Foi retirado o esmalte da oclusal de 40 molares humanos hígidos, dois cortes paralelos foram realizados obtendo- se duas fatias com diferentes profundidades de dentina normal: superficial (NS) e profunda (ND). 40 dentes cariados tiveram suas superfícies planificadas até a exposição de uma dentina cárie-afetada (CA). Estas fatias foram distribuídas de acordo com o grau de acidez dos sistemas autocondicionantes (Suave – M intermediário: - I forte: – S), e com controle comercial Clearfil SE Bond (C), formando os grupos: NSM, NSI, NSS, NSC, NDM, NDI, NDS, NDC, CAM, CAI, CAS e CAC. Foi analisada a permeabilidade (%), grau de conversão por FTIR (%), microcisalhamento e condutância hidráulica através da dentina: sem camada de esfregaço e após aplicação do adesivo, tudo compilado por teste Tukey (5%).Sobre a resistência de união: NSMNSI, NSM>NSS NSINSS, NDMNDINDS, CAM>CAI, CAM>CAS, CAICAS, NSC>SC>NDC. As falhas adesivas foram predominantes independentemente do grupo experimental. Para a permeabilidade: NSMNSINSS, NDMNDS>NDI, CAMCAI>CAS, NDC>NSCSC.Portanto, a ação dos adesivos autocondicionantes dependeu do sistema empregado. Nos grupos NS e CA, os mais ácidos tenderam a diminuir a resistência de união, enquanto que no ND não houve diferença entre eles. A permeabilidade dentinária tendeu a ser menor na dentina NS. O adesivo experimental suave apresentou maior GC.
Palavras-chave: Adesivos Dentinários. Resistência à União. Dente Cariado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.