Influência da Morfologia de Esmalte na ação de Sistemas Adesivos Autocondicionantes com Diferentes Acidez Aplicados em uma ou Duas Camadas
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p63Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a espessura da camada de esfregaço (CE) e a rugosidade (Sa) em esmalte, utilizando instrumentos rotatórios de diferentes granulações e analisar a influência de sua morfologia na eficácia adesiva de sistemas autocondicionantes experimentais com diferentes acidez, aplicados em uma ou duas camadas. Para análise da Sa e CE, após planificação da face vestibular de dentes bovinos, estas foram desgastadas com diferentes instrumentos: R (ponta diamantada de granulação regular 3101) e FF (ponta diamantada de granulação extra fina 3101FF). A medição da rugosidade (n5) foi efetuada por um perfilômetro tridimensional (Sa). Após sua clivagem, foram feitas medições da espessura da CE. 80 dentes bovinos tiveram a superfície vestibular de esmalte planificada e distribuídas nos grupos de acordo com a superfície de esmalte tratada (R e FF), com os adesivos (Suave – M Intermediário - I forte – S Clearfil SE Bond - C) e com o número de camadas (Uma camada -1 e Duas camadas - 2), formando os grupos: MR1, MR2, MFF1, MFF2, IR1, IR2,IFF1,IFF2, SR1, SR2, SFF1, SFF2, CR1, CR2. CFF1, CFF2. A resistência de união RU foi realizada por microcisalhamento. O grupo R teve a maior Sa e CE que FF. Somente para o sistema autocondicionante de maior pH, o tipo de ponta influenciou valores de (RU) que foram menores para a ponta diamantada R. O número de camadas aplicadas não teve influência. Instrumentos rotatórios de maior granulação produziram uma maior CE e Sa. Para adesivos suaves, em esmalte é recomendada a utilização de pontas de granulação extrafina para melhorar a união.
Palavras-chave: Esmalte Dental. Camada de Esfregaço Colagem Dentária
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.