Avaliação do Emprego da Agitação Ultrassônica na Estabilidade Volumétrica de Materiais Reparadores Endodônticos por meio de Microct
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p57Resumo
Analisou-se, por meio de micro tomografia computadorizada (microCT), a influência da Agitação Ultrassônica (AU) na estabilidade volumétrica dos materiais reparadores MTA-Angelus Branco (MTA), MTA Repair HP (MTAHP) e Biodentine (BIO). Dentes de acrílico, incisivos centrais superiores, tiveram suas porções apicais seccionadas 3,0 mm aquém do ápice, sendo confeccionadas cavidades retrógradas com broca esférica 1/4 de aço com 3,0 mm de profundidade. Os espécimes foram então divididos em seis grupos experimentais (n10) em função do material e do emprego do Ultrassom (US). Após a inserção dos cimentos nas retro- cavidades, ciclos de AU foram realizados para os subgrupos correspondentes, utilizando um inserto cônico liso ativado por aparelho ultrassônico piezoelétrico. MicroCT foram realizadas logo após a retro-obturação e após sete dias de imersão em 10 mL de água deionizada. Os dados digitais foram reconstruídos, e o volume (mm³) das amostras foi obtido utilizando o software CTAN. Observou- se solubilidade em todos os grupos, tendo MTA US oferecido os melhores resultados (0,98%), seguido por MTA (1,28%), BIO US (1,35%), BIO (1,56%), MTAHP US (1,68%) e pelo MTAHP (1,77%). Não foram encontradas diferenças considerando os parâmetros de agitação para cada material, todavia, quando comparado os materiais expostos para os mesmos parâmetros de agitação o MTA US ofereceu resultados significativamente melhores que os do MTAHP US (P < 0,05). Pode-se concluir que, independentemente do material, os cimentos apresentaram resultados dentro dos padrões exigidos pela ADA.
Palavras-chave: Endodontia. Materiais Endodônticos. Cimentos à Base de Agregado Trióxido Mineral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.