Resistência de União Imediata de uma Cerâmica Híbrida à Dentina com Diferentes Cimentos Resinosos Duais e Tratamentos da Cerâmica
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p36Resumo
O presente estudo avaliou a resistência de união de um novo material cerâmico híbrido (Vita Enamic) quando cimentado por diferentes cimentos resinosos duais, sob diferentes protocolos de cimentação. Para a execução do experimento, 48 terceiros molares hígidos foram divididos em 8 grupos (n6), conforme o cimento resinoso utilizado (autoadesivo - Relyx U200 ou convencional - Relyx Ultimate), a estratégia adesiva (total-etch ou self-etch) e o tratamento de superfície da cerâmica (Silano ou Single Bond Universal). Blocos de Enamic foram cimentados na dentina oclusal exposta, seguindo o protocolo de cimentação recomendado pelo fabricante e correspondente a cada grupo experimental. Os dentes foram armazenados por 24h e cortados a fim de obter-se palitos com área de secção aproximada de 0,85mm2. Metade dos palitos foram submetidos ao ensaio de microtração imediato na máquina de ensaios universal (EMIC), enquanto a outra metade foi armazenada em água destilada, em estufa por 12 meses. Para análise dos resultados imediatos foi utilizada a análise de variância de 3 vias (3-way anova) com post-hoc tukey. Os resultados imediatos mostraram que, na comparação pareada entre as variáveis, o cimento resinoso convencional (Relyx Ultimate), a estratégia total-etch e o tratamento da cerâmica com silano apresentam os melhores resultados de resistência de união ao cimentar uma cerâmica híbrida em dentina.
Palavras-chave: Dentina. Cimento Resinoso. Adesão. Microtração
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.