Efeito do Par de Brocas e da Ordem de Usinagem na Rugosidade Superficial e na Resistência à Fadiga de Cerâmicas para CAD/CAM
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p7Resumo
O trabalho avaliou o efeito das brocas e da ordem de usinagem na rugosidade e na resistência à fadiga de cerâmicas para CAD/CAM. Dois conjuntos de pares de brocas (A e B) foram utilizados na usinagem de vinte discos de cerâmica vítrea reforçada por leucita (LEU), dissilicato de lítio (DIS) e zircônia (YZ), em sistema Cerec inLab MC XL®. Realizou-se análise de rugosidade (Ra) e ensaio de resistência à fadiga pelo método step-test. A carga inicial e o incremento de carga para cada material foram baseados em ensaio estático. Dez mil ciclos foram aplicados em cada step, a 1,4 Hz, até a falha. Teste-t indicou que Ra (μm) foi diferente (p<0,05) entre os conjuntos de brocas A e B para LEU (A: 1,73; B: 1,45) e YZ (A:1,67; B:1,90), mas nenhuma diferença foi reportada para o DIS (A: 1,78; B: 1,84). A resistência à fadiga (MPa) da YZ foi significativamente influenciada pelo par de brocas (A: 554,25; B: 459,31), mas não houve diferença para LEU (A: 69,91; B: 73,88) e DIS (A: 179,36; B:190,82). Houve correlação significativa entre ordem de usinagem e Ra para LEU (rs= -0,88) e DIS (rs=0,91). A correlação entre ordem de usinagem e resistência à fadiga foi significativa para LEU (rs=0,74) e YZ (rs=0,73). Considerando que o par de brocas pode influenciar a rugosidade e a resistência da cerâmica, sugere-se que estudos futuros realizem uma randomização estratificada dos espécimes, distribuindo, entre os grupos experimentais, espécimes usinados com diferentes brocas. Uma possível deterioração das brocas com o aumento do número de usinagens parece não ter efeito deletério na resistência das cerâmicas.
Palavras-chave: Cerâmica. CAD-CAM. Fadiga
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.