Efeitos da Caminhada em Ritmo Prescrito e Autosselecionado sobre a Capacidade Funcional de Mulheres Idosas
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2016v18n4p257-63Resumo
A proposta do presente estudo foi comparar os possíveis efeitos de um programa de caminhada em ritmo prescrito e autosselecionado sobre os componentes neuromotores (agilidade, força e equilíbrio) e cardiorrespiratórios em mulheres idosas. Para tanto, 26 mulheres idosas saudáveis (69,3 2,4 anos) foram aleatoriamente divididas em três grupos: Prescrito (PRE, N = 8), Autosselecionado (SEL, N = 9) e Controle (CON, N = 9). Os grupos PRE e SEL foram submetidos a um programa de atividade aeróbica de caminhada (3 vezes por semana), com duração de cinco semanas. A única diferença entre os grupos foi a intensidade de exercício físico. O grupo PRE realizou a caminhada em intensidade referente aos valores 12-13 da escala de Borg, enquanto o grupo SEL realizou a caminhada em ritmo autosselecionado, sem qualquer intervenção dos pesquisadores. O grupo CON permaneceu sem qualquer tipo de atividade durante todo o período de estudo. Todos os grupos foram submetidos a uma bateria de testes de aptidão física (agilidade, força de membros inferiores, equilíbrio e capacidade aeróbica) nos momentos pré e póstreinamento. O programa de caminhada em ritmo prescrito (PRE) promoveu efeitos adicionais sobre os componentes neuromotores (agilidade, força, equilíbrio) e cardiorrespiratórios, enquanto nenhum benefício foi observado no grupo que realizou a caminha em ritmo autosselecionado (SEL). Estes resultados demonstram que a autosseleção do ritmo de caminhada pode subestimar a intensidade necessária para promover efeitos benéficos sobre a capacidade funcional e cardiorrespiratória de mulheres idosas, indicando que a prescrição da intensidade de exercício é fundamental para esta população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.