Um Estudo Transversal Sobre Cinco Anos de Denúncia Sobre Violência Contra Crianças e Adolescentes em Araçatuba - São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2016v18n4p273-7Resumo
A violência contra crianças e adolescentes, por vezes, é entendida como uma forma de disciplina e não como agressão. Portanto, delinear o perfil de vítimas e agressores é importante para que se possa visualizar, conhecer e enfrentar esse problema. Este estudo objetivou verificar a ocorrência de maus-tratos contra crianças e adolescentes e suas características. Trata-se de estudo transversal, descritivo, de análise documental. Foram investigados os registros policiais (n=1506) de uma delegacia especializada, em um município de médio porte, no período de 2008 a 2012, e analisados os dados relativos ao perfil sóciodemográfico das vítimas e dos agressores, e à agressão: tipo; local; motivo; presença de álcool e drogas durante a agressão e relação vítima-agressor. Do total, a maioria das vítimas era do sexo feminino (67,9%), brancas (64,74%), com idade entre 11-15 anos (40,58%); os agressores eram homens (62,42%), brancos (46,75%), faixa etária 10-20 anos (18,20%). A violência física foi prevalente (57,0%), ocorrida na própria residência (60,03%) e as mães foram as principais agressoras (37,29%). A discussão e/ou desentendimento foram o maior motivo (39,91%) para justificar as agressões. Conclui-se que houve um aumento das ocorrências registradas contra crianças e adolescentes durante os cinco anos de estudo, prevalecendo a violência física contra meninas, sendo as mães a principal personagem desses atos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.