Perception on Oral Health and Recommendations for Improvement of Public Service Dental

Autores

  • Suzely Adas Saliba Moimaz São Paulo State University, Graduate Program in Social Preventive Dentistry. SP, Brasil http://orcid.org/0000-0002-4949-529X
  • Carlos Ayach : São Paulo State University. SP, Brasil
  • Léa Lofego Federal University of Paraíba, Stricto Sensu Graduate Program in Physical Education. SP, Brasil http://orcid.org/0000-0003-0083-3216
  • Cléa Adas Saliba Garbin São Paulo State University, Graduate Program in Social Preventive Dentistry. SP, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5069-8812
  • Orlando Saliba São Paulo State University, Graduate Program in Social Preventive Dentistry. SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2019v21n1p65-73

Resumo

A participação social é uma importante ferramenta para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalece a instituição de processos de avaliação do desempenho e contribui para a ampliação do acesso e qualidade dos serviços prestados. O objetivo foi avaliar a percepção dos usuários sobre a saúde bucal e as recomendações para melhoria do serviço público odontológico. Trata-se de um estudo transversal, tipo inquérito, com 390 usuários do SUS. As variáveis analisadas foram: autoavaliação da saúde bucal; avaliação da equipe e do serviço odontológico prestado. Realizou-se análise qualitativa das questões discursivas e teste estatístico de associação Qui-Quadrado ou Teste G, ao nível de significância de 5%. A autoavaliação da saúde bucal foi categorizada em muito boa/boa, regular, ruim/muito ruim e os motivos identificados da classificação foram: presença de doença, cuidado com a saúde, dor, educação em saúde, negligência com a saúde, tempo e medo. Quanto à avaliação da equipe e do serviço foram feitas sugestões para a melhoria, relacionadas à: infraestrutura, acesso, humanização e educação em saúde. Constatou-se associação significativa entre o cuidado com a saúde e a percepção positiva da saúde bucal. A presença de doença, negligência, tempo e medo influenciaram negativamente na autoavaliação. Como recomendações para melhoria do atendimento, 15,4% dos entrevistados apontou a infraestrutura; 8,2% o acesso; 6,9% a humanização e 1% a educação em saúde. Conclui-se que o cuidado com a saúde foi o fator mais relacionado a uma boa saúde bucal. Houve poucas recomendações para o aprimoramento da qualidade e resolutividade do serviço prestado.

 Palavras-chave: Avaliação em Saúde. Autoavaliação. Saúde Bucal.

 


Abstract

 

Social participation is an important tool for the improvement of the Brazilian Unified Health System, strengthens the institution of performance evaluation processes and contributes to the expansion of access and quality of services provided. This study evaluated user’s perceptions on oral health and recommendations for improvement of public dental services. This is a cross-sectional study, type inquiry, with 390 users of the Brazilian Unified Health System. The analyzed variables were self-assessment of oral health, evaluation of the team and the dental service provided. A qualitative analysis of the discursive questions was performed and Chi-square or G-test statistical association test, at a significance level of 5%. The self-assessment of oral health was categorized as very good/good, regular, bad/very bad and the identified reasons for the classification were: presence of disease, health care, pain, health education, negligence in health, time and fear. As for team and service evaluation, suggestions for improvement concerning infrastructure, access, humanization and education in health were made. It was found a significant association between health care and positive perception of oral health. The presence of disease, neglect, time and fear  affected negatively the  self-assessment. The recommendations for service improvement, 15.4% interviewed users pointed to infrastructure; 8.2% access; 6.9% humanization and 1% education in health. It is concluded that healthcare was the most frequent factor associated with good oral health. There were few recommendations for quality improvement and outcome of service provided.

Keywords: Health Evaluation. Self-Assessment. Oral Health.

Biografia do Autor

Suzely Adas Saliba Moimaz, São Paulo State University, Graduate Program in Social Preventive Dentistry. SP, Brasil

Departamento de Odontologia Preventiva e Social

Carlos Ayach, : São Paulo State University. SP, Brasil

Departamento de Odontologia Preventiva e Social

Léa Lofego, Federal University of Paraíba, Stricto Sensu Graduate Program in Physical Education. SP, Brasil

Departamento de Odontologia Preventiva e Social

Cléa Adas Saliba Garbin, São Paulo State University, Graduate Program in Social Preventive Dentistry. SP, Brasil

Departamento de Odontologia Preventiva e Social

Orlando Saliba, São Paulo State University, Graduate Program in Social Preventive Dentistry. SP, Brasil

Departamento de Odontologia Preventiva e Social

Referências

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2000.

Bosi MLM, Affonso KC. Cidadania, participação popular e saúde: com a palavra, os usuários da Rede Pública de Serviços. Cad Saúde Pública 1998;14(2):355-65. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1998000200012.

Moimaz SAS, Marques JAM, Saliba O, Garbin CAS, Zina LG, Saliba NA. Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde. Physis 2010;20(4):1419-40. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312010000400019.

Ceccim RB, Merhy EE. Um agir micro politico e pedagógico intenso: a humanização entre laços e perspectivas. Interface 2009;13:551-42. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000500006.

Minayo MC. Importância da avaliação qualitativa combinada com outras modalidades de Avaliação. Saúde Transform Soc 2011;1(3):2-11.

Reis C, Martelli Júnior H, Franco BM, Santos AA, Ramalho LMP. Avaliação do serviço de saúde bucal no município de Grão Mogol, Minas Gerais, Brasil: a voz do usuário. Ciênc Saúde Coletiva 2009;14(4):1287-95. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000400035.

Fadel MAV, Regis Filho GI. Percepção da qualidade em serviços públicos de saúde: um estudo de caso. Rev Adm Pública 2009;43(1):7-22.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ): manual instrutivo. Brasília: MS; 2012.

Shields M, Shooshtari S. Determinants of self-perceived health. Health Rep. 2001;13(1):35-52.

Martins AMEBL, Barreto SM, Silveira MF, Santa-Rosa TTA, Pereira RD. Autopercepção da saúde bucal entre idosos brasileiros. Rev Saúde Pública. 2010;44(5):912-22. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102010005000028.

Scherer CI, Scherer MDA. Advances and challenges in oral health after a decade of the “Smiling Brazil” Program. Rev Saúde Pública 2015;49:98. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2015049005961.

Silva SRC, Rosell FL, Valsecki Júnior A. Percepção das condições de saúde bucal por gestantes atendidas em uma unidade de saúde no município de Araraquara, São Paulo, Brasil. Rev Bras Saúde Matern Infant 2006;6(4):405-10. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292006000400007.

Moura C, Gusmão ES, Santilo PMH, Soares RSC, Cimões R. Autoavaliação da saúde bucal e fatores associados entre adultos em áreas de assentamento rural, Estado de Pernambuco, Brasil. Cad Saúde Pública 2014;30(3):611-22. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00117012.

Brasil. Ministério da Saúde. Resultados do processo avaliativo 2004-2005. Brasília: MS; 2004.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: 70; 2004.

Brandão ALRS, Giovanella L, Campos EA. Avaliação da atenção básica pela perspectiva dos usuários: adaptação do instrumento EUROPEP para grandes centros urbanos brasileiros. Ciênc Saúde Coletiva 2013;18(1):103-14. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000100012.

Araújo CS, Lima RC, Peres MA, Barros AJD. Use of dental services and associated factors: a population-based study in southern Brazil. Cad Saude Publica 2009;25(5):1063-72. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000500013.

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília: MS; 2004.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: MS; 2017.

Afonso-Souza G, Nadanovsky P, Chor D, Faerstein E, Weneck GL, Lopes CS. Association between routine visits for dental checkups and self-perceived oral health in na adult population in Rio de Janeiro: the Pró-Saúde Study. Community Dent Oral Epidemiol 2007;35(5):393-400.

Kitamura ES, Bastos RR, Palma PV, Leite ICG. Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013. Epidemiol Serv Saúde 2016;25(1):137-48. doi: http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742016000100014.

Carvalho RWF, Falcão PGCB, Campos GJL, Campos AS, Pereira JC, Pereira MAS, et al Ansiedade frente ao tratamento odontológico: prevalência e fatores predictores em brasileiros. Ciênc Saúde Coletiva 2012;17(7):1915-22. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000700031.

Cruz JS, Cota LOM, Paixão HH, Pordeus IA. A imagem do cirurgião-dentista: um estudo de representação social. Rev Odontol Univ São Paulo 1997;11(4):307-13. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-06631997000400013.

Skaret E, Raadal M, Berg E, Kvale G. Dental anxiety among 18-yr-olds in Norway: prevalence and related factors. Eur J Oral Sci 1998;106(4):835-43.

Godoi H, Mello AL, Caetano JC. Rede de atenção à saúde bucal: organização em municípios de grande porte de Santa Catarina, Brasil. Cad Saúde Pública 2014;30(2):318-32. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00084513.

Cabulon EAIC, Martins JT, Robazzi MLCC, Cardelli AAM. Atendimento no ambulatório de um Centro de Tratamento de queimados do Sul do Brasil: perfil e opinião dos usuários. Mundo Saúde 2015;39(4):410-8. doi: http://dx.doi.org/10.15343/0104-7809.20153904410418.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Cartilha para apresentação de propostas ao Ministério da Saúde. Brasília: MS; 2016.

Azevedo ALM, Costa AM. A estreita porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS): uma avaliação do acesso na Estratégia de Saúde da Família. Interface 2010;14(35):797-810. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010005000029.

Mendes EV. As redes de atenção à saúde. Brasília: OPAS; 2011.

Merhy EE. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In: Merhy EE, Onocko R. (Org.) Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec; 2007. p.71-112.

Pinheiro PM, Oliveira LC. A contribuição do acolhimento e do vínculo na humanização da prática do cirurgião-dentista no Programa Saúde da Família. Interface 2011;15(36):185-98. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010005000036.

Silva Júnior AG, Mascarenhas MM. Avaliação da atenção básica em saúde sob a ótica da integralidade: aspectos conceituais e metodológicos. In: Pinheiro R, Mattos RA. (Org.) Cuidado: as fronteiras da integralidade. Rio de Janeiro: Abrasco; 2004. p.241-57.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: política nacional de humanização. Brasília: MS; 2004.

Sala A, Luppi CG, Simões O, Marsiglia RG. Integralidade e atenção primária à saúde: avaliação na perspectiva dos usuários de unidade de saúde do município de São Paulo. Saúde Soc 2011;20(4):948-60. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902011000400012.

Pereira BC, Vasconcelos GE, Feitosa DAS. Evaluation of Perception and Care in the Sanitation of Toothbrushes. J Health Sci 2018;20(1):20-4. doi: http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.

Scalco JM, Rechi M, Poleti ML, Fernandes TMF. Evaluation of Knowledge of the Oral Hygiene Protocol by the Nursing Team of the Intensive Care Unit of Two Hospitals In Londrina/PR. J Health Sci 2018;20(2):122-4. doi: http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.

Silva LAA, Schmidt SMS, Noal HC, Signor E, Gomes IEM. Avaliação da educação permanente no processo de trabalho em saúde. Trab Educ Saúde 2016;14(3):765-81. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00015.

Minayo MCS. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes; 2001.

Cotta RMM, Reis RS, Carvalho AL, Batista KCS, Castro FAF, Alfenas RCG. Reflexões sobre o conhecimento dos usuários no contexto do Programa de Saúde da Família: a lacuna entre o saber técnico e o popular. Physis 2008;18(4):745-66. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312008000400008.

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

1.
Moimaz SAS, Ayach C, Lofego L, Garbin CAS, Saliba O. Perception on Oral Health and Recommendations for Improvement of Public Service Dental. J. Health Sci. [Internet]. 30º de março de 2019 [citado 23º de novembro de 2024];21(1):65-73. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/6461

Edição

Seção

Artigos