Avaliação do Conhecimento da Saúde Bucal entre Pacientes Cardiopatas Antes da Realização de Cirurgia Cardíaca em um Hospital Universitário
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2016v18n2p80-84Resumo
Objetivou-se avaliar o conhecimento da saúde bucal de pacientes cardiopatas no aguardo de cirurgia cardíaca. Inicialmente os autores se dirigiram a enfermaria em que os pacientes estavam internados e aplicaram um questionário composto por anamnese, condição socioeconômica e perguntas relacionadas à higiene bucal: escovação, aparatos de higiene, frequência de troca, ida ao dentista e presença de próteses dentais, (Qui-quadrado, p<0,05). Como critério de inclusão para o estudo o indivíduo deveria ser cardiopata, estar internado e no aguardo de cirurgia cardíaca. No total entrevistaram-se 62 pacientes; a maioria era do sexo masculino (64,5%), de cor branca (51,6%) e negra (48,4%), com idade média de 60,35+11,73. A maioria era não fumante (91,9%) e não diabético (75,8%). Para os hábitos de higiene, 87,1% escovavam os dentes duas ou três vezes ao dia, destes 98,4% utilizavam escova e creme dental, entretanto 69,4% não utilizam o fio dental. No total de 56,5% pacientes estava a mais de um ano sem ir ao dentista; destes 33,9% tinham procurado este profissional em busca de exodontia. Quanto ao questionamento de como os pacientes consideravam sua saúde bucal, 37,1% disseram ser boa, 43,5% e 19,4% respectivamente para regular e ruim. No total de 48,4% dos pacientes perderam todos os dentes superiores e outros 30,6% todos os inferiores. Conclui-se que a maioria dos pacientes tem conhecimento sobre a importância de se escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia para a manutenção da saúde bucal, entretanto os indicadores avaliados demonstram que no geral o estado de saúde é insatisfatório.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.