Análise Comparativa do Equilíbrio em Apoio Unipodal em Indivíduos Sedentários e Atletas
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2010v12n4p%25pResumo
Com a evolução o homem assumiu a postura ereta, que é continuamente desafiada pela força da gravidade para manter o equilíbrio do corpo sobre a pequena base de sustentação representada pelos pés. Na busca de respostas adaptativas para o controle do equilíbrio analisa-se a oscilação do corpo durante a postura ereta com o uso de uma plataforma de força. Este estudo teve o objetivo de comparar as variáveis do equilíbrio unipodal em plataforma de apoio em sedentários e atletas. A amostra foi de conveniência, incluindo 12 voluntários do sexo masculino, seis sedentários e seis atletas, com idade entre 21 e 16 anos, respectivamente. Para a coleta de dados foi utilizada uma plataforma de força, na qual os indivíduos permaneceram, por 30 segundos, em apoio unipodal, lado dominante, com os olhos abertos. Com os resultados pode-se observar para atletas e sedentários, respectivamente: RMSAP 4,43(1,19) e 3,78(0,53), RMSML 3,08(0,73) e 2,43(0,33), COP 9,62(3,98) e 7,77(3,97), Velocidade AP 2,48(0,66) e 2,59(0,94), Velocidade ML 2,94(0,93) e 2,55(0,47), Frequência Média AP 0,59(0,2) e 0,64(0,16), Frequência Média ML 0,78(0,15) e 0,77(0,1). A análise estatística não evidenciou diferença significativa entre os grupos, para as variáveis analisadas. Desta forma, este estudo não encontrou diferença em apoio plantar e equilíbrio unipodal de atletas e sedentários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.