Prevalência de Doença Arterial Periférica em Idosos Atendidos no Ambulatório de Geriatria e sua Correlação com Fatores de Risco Cardiovascular
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2011v13n1p%25pResumo
A doença arterial periférica (DAOP) é uma importante manifestação de aterosclerose sistêmica e poderosa preditora de futuros eventos cérebro e cardiovasculares. Objetivo do estudo foi avaliar prevalência e fatores de risco associados à DAOP no ambulatório de Geriatria do (IAMSPE) Hospital do Servidor Público Estadual. O estudo avaliou 101 pacientes idosos (≥ 65 anos). O diagnóstico de DAOP baseou-se na medida do índice tornozelo-braquial (ITB) ≤ 0,90. A análise estatística utilizou teste Qui-quadrado (Pearson) ou o teste exato de Fisher. Foi considerado significativo um p < 0,05. A prevalência de DAOP foi de 38,9% e apenas 12,2% dos portadores apresentaram claudicação intermitente. A DAOP esteve associada à presença de diabetes (p=0,024), tabagismo (p=0,003) e nos pacientes com média de idade de 79 anos (p=0,034). Não ocorreu diferença na prevalência entre os sexos (p=0,201), hipertensão arterial (p=0,105), hipotireoidismo (p=0,660) e dislipidemia (p=0,940). Os autores concluíram que o uso do ITB deve ser rotineiro na avaliação dos pacientes idosos para que os portadores de DAOP sejam tratados de maneira mais adequada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.