Perfil de Consumidores em Relação à Qualidade de Alimentos e Hábitos de Compras

Autores

  • Flávia de Abreu Pinheiro
  • Wilton Soares Cardoso
  • Kamila Ferreira Chaves
  • Ana Sílvia Boroni de Oliveira
  • Sara de Almeida Rios

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2011v13n2p%25p

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil de consumidores em relação à qualidade nutricional e tecnológica dos alimentos e também seu comportamento no momento de compra. Para isso, foram aplicados questionários estruturados sobre tecnologia, nutrição, qualidade dos alimentos e hábitos de compras a 130 consumidores em três supermercados localizados nas cidades de Viçosa-MG, Ponte Nova-MG e Rio Pomba-MG, frequentados por diferentes classes sociais. Verificou-se que 85,4% dos consumidores avaliam os rótulos dos alimentos e 65,4% a tabela nutricional. Datas de validade e fabricação foram indicadas como itens que chamam mais atenção nos produtos consumidos e os parâmetros nutrição e preço são os de maior importância no momento da compra. Em relação à palavra glúten, 90,0% dos consumidores disseram já tê-la observado nos rótulos, mas apenas 31,6% sabiam o seu significado. Dentre 76,2% dos consumidores que afirmaram ser possível a associação de tecnologia e nutrição, 65,7% possuíam curso superior incompleto, completo ou pós-graduação. Dos consumidores avaliados, 34,6% associam a tecnologia aplicada ao produto às informações dos rótulos. Constatou-se que os consumidores estão mais exigentes quanto à qualidade dos alimentos que consomem. No entanto, há a necessidade de maiores esclarecimentos em relação aos aspectos nutricionais e tecnológicos destes alimentos.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

1.
Pinheiro F de A, Cardoso WS, Chaves KF, de Oliveira ASB, Rios S de A. Perfil de Consumidores em Relação à Qualidade de Alimentos e Hábitos de Compras. J. Health Sci. [Internet]. 3º de julho de 2015 [citado 23º de novembro de 2024];13(2). Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/1231

Edição

Seção

Artigos