Análise Quantitativa de Pós-Graduandos em Ciências de Saúde no Brasil: Perfil por Estados
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2012v14n3p%25pResumo
A universidade é o principal centro de produção científica dos artigos publicados de alta qualidade, pois nesta concentra-se um número muito mais expressivo de pós-graduandos que atuam como pólos produtores de novos conhecimentos e estimulam os graduandos a produzirem pesquisas de qualidade. O objetivo desse artigo foi analisar a distribuição dos mestres e doutores em Ciência da Saúde pelos diferentes Estados e regiões do Brasil. Foram utilizados os dados estatísticos da Plataforma Lattes, com base nos currículos lattes desta mesma base de dados. Houve uma maior concentração de mestres e doutores, em número absoluto, na região Sudeste (52,2% e 58% respectivamente). Contudo, quando comparada a distribuição em relação à população dos Estados, a região Sul teve maior quantidade de mestres (15,35 por cem mil habitantes) e a região Sudeste, a de doutores (11,79 por cem mil habitantes), sendo a região Norte a pior em todos os quesitos avaliados. Em relação aos Estados, São Paulo teve maior quantidade de mestres e doutores em ciências da saúde em números absolutos (37% e 26,3%, respectivamente). Já com relação aos números relativos, o Distrito Federal apresentou os melhores índices (30 mestres e 23,7 doutores por cem mil habitantes) e o Estado do Amapá apresentou os piores índices para todos os parâmetros avaliados. Há distribuição irregular dos mestres e doutores nas diferentes regiões do país e nos estados da federação, inclusive entre os Estados de uma mesma região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.