Academic Monitoring in Human Anatomy as a Pedagogical Tool in Higher Education

Autores

  • Roger William de Souza Vitorino Universidade Estadual de Londrina
  • Deisy Paula dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Luana Andrade Rogeri Universidade Estadual de Londrina
  • Célia Cristina Fornaziero Universidade Estadual de Londrina
  • Mayara Bocchi Universidade Estadual de Londrina
  • Eduardo Vignoto Fernandes Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2020v22n4p250-253

Resumo

Abstract
The objective of the present study was to evaluate the contribution of academic monitoring in the students’ performance of the Physical Education course in the discipline of Human Anatomy. The sample consisted of 50 students of the Physical Education course (Bachelor’s degree) who were taking the discipline of Human Anatomy (HA). The participants were divided into two groups: non-monitoring (NM) and monitoring (M). Academic monitoring actions were carried out during the students’ after class hours, in which they were assisted by the professor and three monitors. Thus, all the students who participated in the monitoring activities were included in the M group and those students who were not involved in monitoring activities were included in the NM group. The assessment used to verify student’s performance was the last test of the HA discipline. After verifying the data normality, the scores of the groups were compared using the Mann Whitney test. Data were expressed as mean and standard deviation from the mean using the Graph Pad Prism 6 statistical program. The adopted significance index was p <0.05. In the results it was observed that the M group obtained a better performance when compared to the NM group (p <0.001). Therefore, academic monitoring acted as a facilitating tool in the student’s theoretical-practical development and contributed to a better performance in the discipline of HA. Therefore, it can be used as an additional support in the teaching-learning process of students who participate in extra-class monitoring activities.

Keywords: Learning. Education, higher. Education.

Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar a contribuição da monitoria acadêmica no desempenho dos estudantes do curso de Educação Física na disciplina de Anatomia Humana. A amostra foi composta por 50 estudantes do curso de Educação Física (Bacharelado) que cursavam a disciplina de Anatomia Humana (AH). Os participantes foram distribuídos em dois grupos: Sem Monitoria (SM) e Com Monitoria (CM). As ações de monitoria acadêmica foram realizadas no contraturno dos estudantes, no qual, foram auxiliados pelo docente e por três monitores. Dessa forma, todos os acadêmicos que participaram das atividades de monitoria foram inseridos no grupo CM e aqueles estudantes que não se envolveram com atividades de monitoria, foram incluídos no grupo SM. A avaliação utilizada para verificar o desempenho dos estudantes foi a última prova da disciplina de AH. Após verificar a normalidade dos dados, as notas dos grupos foram comparadas por meio do teste Mann Whitney. Os dados foram expressos em média e desvio padrão da média por meio do programa estatístico Graph Pad Prism 6. O índice de significância adotado foi de p<0,05. Nos resultados foi observado que o grupo CM obteve um melhor rendimento quando comparado ao grupo SM (p<0,001). Nesse sentido, a monitoria acadêmica atuou como ferramenta facilitadora no desenvolvimento teórico-prático do discente e contribuiu para um melhor rendimento na disciplina de AH. Sendo assim, pode ser utilizada como um suporte adicional no processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos que participam das atividades de monitoria extraclasse.

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação Superior. Educação.

Biografia do Autor

Roger William de Souza Vitorino, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Anatomia

Deisy Paula dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Anatomia

Luana Andrade Rogeri, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Anatomia

Célia Cristina Fornaziero, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Anatomia

Mayara Bocchi, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Ciências Patológicas

Eduardo Vignoto Fernandes, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Laboratório de Anatomia Humana e Comparativa

Referências

Cardinot T, Oliveira JD, Júnior OVP, Machado MA, Macedo MD, Aragão AD. Importância da disciplina de Anatomia Humana para os discentes de Educação Física e Fisioterapia da Abeu Centro Universitário De Belford Roxo/RJ. Coleção Pesquisa em Educação Física 2014;13(1):95-102. doi: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/anatomia-humana

Ruzycki SM, Desy, JR, Lachman N, Wolanskyj‐Spinner AP. Medical education for millennials: How anatomists are doing it right. Clin Anat 2019;32(1):20-25. doi: 10.1002/ca.23259

Salbego C, Oliveira EMDD, Silva MDARD, Bugança PR. Percepções acadêmicas sobre o ensino e a aprendizagem em anatomia humana. Rev bras educ med 2015;39(1):23-31. doi: 10.1590/1981-52712015v39n1e00732014

Vicenzi CB, Conto F, Flores ME, Rovani G, Ferraz SCC. Marostega MGA. A monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica. Rev Ciênc Ext 2016;12(3): 88-94.

Frison LMB. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições 2016;27(1):133-153. doi: 10.1590/0103-7307201607908

Botelho LV, Lourenço A EP, Lacerda MG. Wollz LEB. Monitoria acadêmica e formação profissional em saúde: uma revisão integrativa. ABCS Health Sci 2019; 44(1):67-74. doi: 10.7322/abcshs.v44i1.1140

Silva DHM, Dos Santos Reis ER, Campos TA. Percepção dos discentes sobre a monitoria de anatomia sistêmica nos cursos de graduação em saúde: relato de experiência. Revista Eletrônica da Estácio Recife 2019;5(1):1-10.

Burgos C, De Almeida Baricati CC, Martins JT, Scholze AR, Galdino MJQ, Karino M E. Monitoria acadêmica na percepção dos estudantes de enfermagem. Rev Enferm UFSM 2019;9(e37):1-14. doi: 10.5902/2179769230816

Caetano MK, De Oliveira FC, Paiva-Oliveira EL. Contribuições da monitoria em Anatomia Humana para acadêmicos de Fisioterapia. Revista Científica Univiçosa 2017;8(1):272-278.

Félix DF, Da Cunha CMQ, Neto GT, Dos Santos Félix LC, Queiroz EF, Junior RC. Monitoria em anatomia: a percepção dos acadêmicos de medicina. Archives of Health Science 2018;25(3):53-55. doi: 10.17696/2318-3691.25.3.2018.1132

Silveira E, De Sales F. A importância do Programa de Monitoria no ensino de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). R Ci Inf e Doc 2016;7(1):131-149. doi: 10.11606/issn.2178-2075.v7i1p131-149

Natário EG, Santos AAA. Programa de monitores para o ensino superior. Estud. psicol. (Campinas) 2010;27(3):355-364. doi: 10.1590/S0103-166X2010000300007

Tavares JS, Oliveira FRD, Maia CMAFG, Rodrigues WFG. Contribuições da monitoria de Anatomia Humana na formação acadêmica de estudantes de enfermagem: relato de experiência. Rev Enferm UFPE 2017;11(8):3176-3179. doi: 10.5205/1981-8963-v11i8a110225p3176-3179-2017

Souza JC, Souza MNA, De Lima NR, De Lima NR, De Lima AJG, Souza Filho JOA. Importância da anatomia humana e da monitoria acadêmica para estudantes de enfermagem. Anais da EXPO 2018;2018(1):8-8.

Batista MLB, Souza Filho JOA. Avaliação da monitoria da disciplina de Anatomia Humana da Faculdade Ateneu. Revista Saúde e Ciência 2017;6:310-440.

Muniz CES, Almeida AZF, Cardoso MKB, Paiva CA, Lima VE, Laranjeira E. Questionando a monitoria: intenções e práticas no ensino superior. Anais CINTEDI: Práticas Pedagógicas, Direitos Humanos e Interculturalidades. Campina Grande: Realize, 2014; 1.

Felicetti VL, Gomes KA, Fossatti P. Acadêmicos que frequentam a monitoria: comprometimento e aprovação. III CLABES 2013;1:1-10.

Escobar T, Kaminski TA. Monitoria e desempenho nos componentes curriculares de bromatologia e bioquímica dos alimentos. Anais SIEPE 2017;9(1):1-5.

Andrade EGR, Rodrigues ILA, Nogueira LMV, Souza DF. Contribution of academic tutoring for the teaching-learning process in Nursing undergraduate studies. Revista Brasileira Enferm 2018;71(supl4):1-9. doi: 10.1590/0034-7167-2017-0736

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

1.
Vitorino RW de S, Santos DP dos, Rogeri LA, Fornaziero CC, Bocchi M, Fernandes EV. Academic Monitoring in Human Anatomy as a Pedagogical Tool in Higher Education. J. Health Sci. [Internet]. 21º de dezembro de 2020 [citado 4º de dezembro de 2024];22(4):250-3. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/7817

Edição

Seção

Artigos