Levantamento dos Cursos de Farmácia do Sul do Brasil que Oferecem Disciplina de Radiofármacos (ou Similar)

Autores

  • Gabriella Roecker
  • Paula da Silva Cardoso
  • Patrícia de Aguiar Amaral

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2013v15n2p%25p

Resumo

A radiofarmácia é a área da ciência responsável pelas substâncias radioativas utilizadas na terapia ou diagnóstico médico. Entre os profissionais que atuam nesta área, destaca-se o farmacêutico, que possui a responsabilidade técnica das empresas produtoras deste tipo de fármaco. Devido à importância deste profissional, este estudo teve por objetivo analisar a grade curricular dos cursos de farmácia de instituições de ensino superior - IES do sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), somente aquelas certificadas pelo Ministério da Educação - e-MEC, com vistas a identificar quais instituições oferecem disciplina especifica e/ou similar de radiofármacos. As grades curriculares foram obtidas via internet através do site de cada instituição. Das cinquenta e seis IES consultadas, apenas cinco oferecem uma disciplina específica na sua grade curricular que aborda a aplicação da radioatividade na área farmacêutica, sendo elas o Centro Universitário Metodista, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Universidade Federal do Paraná. Não foram avaliadas as ementas, pois não estavam disponíveis online. Dentre estas apenas três IES apresentaram carga horária mínima de 40 horas, que possibilita o registro do profissional pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) sem a necessidade de prestar o exame obrigatório realizado pela CNEN.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

1.
Roecker G, Cardoso P da S, Amaral P de A. Levantamento dos Cursos de Farmácia do Sul do Brasil que Oferecem Disciplina de Radiofármacos (ou Similar). J. Health Sci. [Internet]. 2º de julho de 2015 [citado 21º de novembro de 2024];15(2). Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/750

Edição

Seção

Artigos