Nível de Satisfação dos Pacientes Edêntulos Reabilitados com Prótese Total na Faculdade de Odontologia de Adamantina - FAI
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2013v15n2p%25pResumo
A expectativa de vida da população vem aumentando a cada ano. Este fato evidencia a importância do idoso na sociedade, bem como para a Odontologia. A cavidade bucal tem grande influência na qualidade de vida, tanto no nível biológico quanto no psicológico e social, por meio da manutenção da auto-estima, auto-expressão, comunicação e estética facial satisfatória. Porém, infelizmente, o número de desdentados totais na população idosa é alto, o que pode gerar problemas de convívio social. Sendo assim, o objetivo neste trabalho foi evidenciar e avaliar as dificuldades do tratamento de desdentados totais, comparando dados prévios ao tratamento em relação à próteses totais confeccionadas em pacientes submetidos à reabilitação oral na Clínica Odontológica da Faculdade de Odontologia de Adamantina – FAI. Para o estudo, foram aplicados questionários de respostas em forma de alternativa focada na obtenção do grau de satisfação do paciente, situação atual de oclusão e resultado final do tratamento. Os resultados demonstraram que 96% dos pacientes entrevistados sentem-se satisfeitos com os resultados obtidos no tratamento, sendo que todos julgam que a prótese os ajudou a melhorar a estética e a autoestima. De acordo com a metodologia realizada, foi possível concluir que foi alto o grau de satisfação dos pacientes. Porém, os serviços prestados devem ser constantemente reavaliados, pois a população idosa apresenta um mercado de trabalho amplo para a classe odontológica e o grau de exigência certamente irá aumentar a cada ano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.