Factors Involved in the Choice of Oral Hygiene Products by Students in the Health Area

Autores

  • Deison Alencar Lucietto Departamento de Saúde e Sociedade, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0001-7002-7952
  • Sidimar Meira Sagaz Mestrando em Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Caroline Muneron Reque Atuação em consultório privado, Chapecó, SC, Brasil.
  • Ediane Casani Atuação em consultório privado, Cruz Alta, RS, Brasil.
  • Mayla Prass Mathias Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul- SESAI/MS, São José, SC, Brasil.
  • Gabrielly Vargas Atuação em consultório privado, São Miguel das Missões, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2020v22n2p183-189

Resumo

Abstract

This study aimed to describe factors related to the oral hygiene products consumption and preference by health care providers students. It was a cross-sectional study conducted through a self-administered questionnaire with 307 students of Dentistry, Biomedicine and Physical Education. It was found that 63.5% are used to looking at inserts, 49.8% preferred to shop for at the drugstore and 32.9% bought a toothbrush monthly. Regarding the factors involved in the purchase, the main ones were indicated by dental surgeon for toothbrush (43.6%), brand for dental floss (26.4%) and toothpaste (37.5%). Colgate® and Oral-B®, respectively, were the most preferred brands for toothbrush, dental floss and toothpaste. Regarding the consumption trend as a function of monthly family income, it was found that the most important factor for the dental brush purchase was the indication of the dental surgeon, whereas the brand was the main one involved in the purchase of dental floss and toothpaste. The results suggest that both the professional indication and the brand and price perception are important factors involved in the oral hygiene products consumption by the students evaluated.

 

Keywords: Personal Hygiene Products. Oral Hygiene. Marketing. Dentistry.

 

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever fatores relacionados ao consumo e à preferência de produtos de higiene bucal por universitários da área da saúde. Tratou-se de estudo transversal tipo survey realizado através de questionário autoaplicado com 307 estudantes de Odontologia, Biomedicina e Educação Física. Verificou-se que 63,5% costuma olhar encartes, 49,8% preferia realizar suas compras na farmácia e 32,9% comprava escova mensalmente. Quanto aos fatores envolvidos na compra, os principais foram a indicação do cirurgião-dentista para escova de dentes (43,6%) e marca para fio dental (26,4%) e para creme dental (37,5%). Colgate® e Oral-B®, respectivamente, foram as marcas mais preferidas para escova de dente, fio dental e creme dental. Em relação à tendência de consumo em função da renda familiar mensal, constatou-se que o fator decisivo mais importante para a compra da escova dental foi a indicação do

cirurgião-dentista, enquanto que a marca foi o principal envolvido na compra do fio dental e do creme dental. Os resultados sugerem que tanto a indicação profissional quanto a percepção da marca e preço são importantes fatores envolvidos no consumo de produtos de higiene bucal por parte dos estudantes pesquisados.

 

Palavras-chave: Produtos para Higiene Pessoal. Higiene bucal. Marketing. Odontologia

Biografia do Autor

Deison Alencar Lucietto, Departamento de Saúde e Sociedade, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense

Cirurgião-dentista (UFSM, 2002), Mestre em Saúde Pública, na subárea de Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (ENSP/FIOCRUZ, 2005), Doutor em Ciências, na área de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ, 2012).

Sidimar Meira Sagaz, Mestrando em Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Bacharel em Publicidade e Progaganda (UNOCHAPECÓ, 2014).

MBA em Marketing (IMED, 2017).

Caroline Muneron Reque, Atuação em consultório privado, Chapecó, SC, Brasil.

Cirurgiã-dentista (FASURGS, 2018)

Ediane Casani, Atuação em consultório privado, Cruz Alta, RS, Brasil.

Cirurgiã-dentista (FASURGS, 2016)

Especialização em Ortodontia (UNOCHAPECÓ, em andamento)

Mayla Prass Mathias, Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul- SESAI/MS, São José, SC, Brasil.

Cirurgiã-dentista (FASURGS, 2016)

Especialização em Ortodontia (North Floripa, em andamento)

Gabrielly Vargas, Atuação em consultório privado, São Miguel das Missões, RS, Brasil.

Cirurgiã-dentista (FASURGS, 2018)

Especialização em Ortodontia (ELOSUL, em andamento).

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

1.
Lucietto DA, Meira Sagaz S, Muneron Reque C, Casani E, Prass Mathias M, Vargas G. Factors Involved in the Choice of Oral Hygiene Products by Students in the Health Area. J. Health Sci. [Internet]. 30º de junho de 2020 [citado 22º de dezembro de 2024];22(2):183-9. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/6873

Edição

Seção

Artigos