Reference Values for the Teaching-Learning-Training Process of the Infant-Juvenile Mozambican Basketball

Autores

  • Bernardo Pedro Matsimbe Universidade Pedagógica de Moçambique Faculdade de Educação Física e Desporto Membro do Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes
  • César Milagres Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Leonardo Lúcio Nhantumbo Universidade Eduardo Mondlane Escola Superior de Ciência do Desporto
  • Siomara Aparecida da Silva Universidade Federal de Ouro Preto http://orcid.org/0000-0001-7590-9129

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2020v22n1p24-30

Resumo

Abstract

The reference values are very useful to distinguish, in this case, the performance of coordination of technical skills and motor skills with ball, allowing an evaluation to be performed in order to help in the teaching-learning-training process. The aim of this study was to propose reference values of ball coordination of basketball-specific skills and motor skills for the teaching-learning-coaching process of the Mozambican children and youth athlete. A total of 165 young men and women aged 15 to 16 years old were evaluated, being 99 male (15.7±0.46) and 66 females (15.48±0.50). Of this universe, 30 athletes were an integral part of the national team under-16 teams that participated in the African Championship of Basketball (Afrobasket'2017) being 15 athletes by sex. For the motor skills evaluation (cardiopulmonary resistance), displacement velocity, abdominal strength and endurance, upper limb resistance, upper limb explosive force, static vertical propulsion, vertical propulsion with counter-movement, agility, flexibility; for coordination with ball pass, dribble, throw and defensive lateral slide tests were evaluated A significant (p˂0.05) effect of sex was evident in all tests except displacement velocity and throwing ability. Based on the results found, the reference values of motor skills and basketball-specific skills for the teaching-learning-coaching process of the Mozambican child-youth athlete were established according to gender and it was possible to find the sampled athletes within the proposed cut-off points.

Keywords: Exercise. Physical Endurance. Athletes. 

Resumo

Os valores de referência são de ampla utilidade por diferenciar, neste caso, o desempenho da coordenação com bola das habilidades técnicas e das capacidades motoras, permitindo que seja feita uma avaliação de forma a auxiliar no processo de ensino-aprendizagem-treinamento. O objetivo deste estudo foi propor valores de referência da coordenação com bola das habilidades específicas do basquetebol e das capacidades motoras para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento do atleta infanto-juvenil moçambicano. Foram avaliados 165 jovens de ambos os sexos com idade entre 15 e 16 anos, sendo 99 masculinos (15,7±0,46) e 66 femininos (15,48±0,50). Deste universo, 30 atletas eram parte integrante das seleções nacionais de sub-16 que participaram do campeonato africano de basquetebol (Afrobasket´2017) sendo 15 atletas por sexo. Foram avaliadas as seguintes capacidades motoras (resistência cardiorrespiratória), velocidade de deslocamento, força e resistência abdominal, resistência dos membros superiores, força explosiva dos membros superiores, impulsão vertical estático, impulsão vertical com contra movimento, agilidade, flexibilidade); e para a coordenação com bola foram avaliadas as seguintes habilidades técnicas (passe, drible, lançamento e deslize defensivo lateral). O sexo evidenciou um efeito significativo (p˂0,05) em todos os testes, exceto os testes de velocidade de deslocamento e habilidade de lançamento. A partir dos resultados encontrados, os valores de referência das capacidades motoras e habilidades específicas do basquetebol para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento do atleta infanto-juvenil moçambicano foram estabelecidos de acordo com o sexo e foi possível situar os atletas amostrados dentro dos pontos de corte propostos.

Palavras-chave: Exercício. Resistência Física. Atletas.

Biografia do Autor

Bernardo Pedro Matsimbe, Universidade Pedagógica de Moçambique Faculdade de Educação Física e Desporto Membro do Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes

Mestre em Ciencias do Desporto pela Universidade Pedagógica - Moçambique(2011). Assistente Universitário da Universidade Pedagógica - Moçambique
Área: Ciências da Vida

César Milagres Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Membro do Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes (LAMEES)

Centro Desportivo da UFOP (CEDUFOP)

Leonardo Lúcio Nhantumbo, Universidade Eduardo Mondlane Escola Superior de Ciência do Desporto

PhD em Ciências do Desporto
Professor Auxiliar - ESCIDE 
Antropologia Física 
Área: Ciências da Vida

Siomara Aparecida da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Prof.ª Dr.ª Siomara A. Silva
Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano

Universidade Federal de Ouro Preto - Centro Desportivo - CEDUFOP

Coordenadora do Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes - LAMEES

Referências

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Publicado

2020-05-28

Como Citar

1.
Matsimbe BP, Silva CM, Nhantumbo LL, Silva SA da. Reference Values for the Teaching-Learning-Training Process of the Infant-Juvenile Mozambican Basketball. J. Health Sci. [Internet]. 28º de maio de 2020 [citado 22º de dezembro de 2024];22(1):24-30. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/6812

Edição

Seção

Artigos