Importância do Autoconhecimento dos Grupos Sanguíneos (ABO e Rh) de Alunos de Tangará da Serra-MT
DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8938.2013v15n3p%25pResumo
Os sistemas ABO e Rh são importantes do ponto de vista das transfusões sanguíneas, o que os tornam muito utilizados nas seleções de doadores. O autoconhecimento dos grupos sanguíneos ABO e Rh entre os estudantes vem sendo incentivado, com o intuito de promover um maior esclarecimento com relação à captação de doadores de sangue. Sendo assim, esse estudo tem como objetivo avaliar o autoconhecimento dos alunos da Escola Estadual 13 de Maio -Tangará da Serra-MT sobre os grupos sanguíneos ABO e Rh e transmitir aos alunos os fundamentos do sistema sanguíneo através de palestras, além de incentivar a prática da doação de sangue e a conscientização da importância da captação de doadores. Para isso, foram aplicados questionários fechados a 120 alunos da 1ª série do ensino médio (04 questões). Os dados foram avaliados estaticamente por frequência relativa. Em seguida, foram oferecidas palestras teórico-práticas e incentivada a doação de sangue. Dos avaliados, mais de 90% tinham entre 15-16 anos e apenas 27% sabiam a qual grupo sanguíneo pertenciam, dos quais apenas 48% pertenciam ao grupo sanguíneo O+, não tendo sido observado indivíduos do grupo AB. Sendo assim, foi possível concluir que poucos jovens têm conhecimento sobre o seu tipo sanguíneo e que a população tangaraense tende a ser predominantemente composta por indivíduos O+, enquanto que poucos indivíduos seriam tangaraenses de tipo sanguíneo AB. Esse trabalho comprova também a necessidade de se realizar mais trabalhos nesse assunto, principalmente com o enfoque na doação sanguínea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Kroton Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Kroton Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.