Importância do Autoconhecimento dos Grupos Sanguíneos (ABO e Rh) de Alunos de Tangará da Serra-MT

Autores

  • Edson Henrique Pereira Arruda
  • Tatiana de Arruda Ortiz
  • Daniela de Oliveira Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2013v15n3p%25p

Resumo

Os sistemas ABO e Rh são importantes do ponto de vista das transfusões sanguíneas, o que os tornam muito utilizados nas seleções de doadores. O autoconhecimento dos grupos sanguíneos ABO e Rh entre os estudantes vem sendo incentivado, com o intuito de promover um maior esclarecimento com relação à captação de doadores de sangue. Sendo assim, esse estudo tem como objetivo avaliar o autoconhecimento dos alunos da Escola Estadual 13 de Maio -Tangará da Serra-MT sobre os grupos sanguíneos ABO e Rh e transmitir aos alunos os fundamentos do sistema sanguíneo através de palestras, além de incentivar a prática da doação de sangue e a conscientização da importância da captação de doadores. Para isso, foram aplicados questionários fechados a 120 alunos da 1ª série do ensino médio (04 questões). Os dados foram avaliados estaticamente por frequência relativa. Em seguida, foram oferecidas palestras teórico-práticas e incentivada a doação de sangue. Dos avaliados, mais de 90% tinham entre 15-16 anos e apenas 27% sabiam a qual grupo sanguíneo pertenciam, dos quais apenas 48% pertenciam ao grupo sanguíneo O+, não tendo sido observado indivíduos do grupo AB. Sendo assim, foi possível concluir que poucos jovens têm conhecimento sobre o seu tipo sanguíneo e que a população tangaraense tende a ser predominantemente composta por indivíduos O+, enquanto que poucos indivíduos seriam tangaraenses de tipo sanguíneo AB. Esse trabalho comprova também a necessidade de se realizar mais trabalhos nesse assunto, principalmente com o enfoque na doação sanguínea.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

1.
Arruda EHP, Ortiz T de A, Pinheiro D de O. Importância do Autoconhecimento dos Grupos Sanguíneos (ABO e Rh) de Alunos de Tangará da Serra-MT. J. Health Sci. [Internet]. 2º de julho de 2015 [citado 24º de novembro de 2024];15(3). Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/671

Edição

Seção

Artigos